sábado, 17 de junho de 2017

Homicidas parnaibanos são presos em Ceilândia-DF

A Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia de Homicídios, Tráfico de Drogas e Latrocínio de Parnaíba (DHTL) e  Núcleo de Inteligência da Planície Litorânea, com o apoio da Polícia Civil do Distrito Federal, através da Divisão de Inteligência Policial (DIPO), deu cumprimento a mandado de prisão temporária em desfavor dos nacionais Gilvan Oliveira Marques, vulgo "Biscoito" e Diego Maradona dos Santos Barros, nas primeiras horas da tarde de hoje, 17/06/2017.

A prisão foi realizada em Ceilândia-DF, e se deu após uma intensa investigação realizada pela DHTL de Parnaíba, que após inúmeras diligências logrou êxito em elucidar o homicídio cometido contra o adolescente Rômulo Santos Vieira, ocorrido  no dia 02/05/2017, nas imediações da Rua Oeste, bairro Piauí, nesta cidade.

Segundo as investigações o crime foi decorrente de uma cobrança de dívida relacionada ao tráfico de drogas, sendo Gilvan, vulgo "Biscoito" o  mandante do crime, e o indivíduo Diego Maradona o executor. A proprietária da motocicleta utilizada e partícipe no crime, Najala dos Santos Barros (esposa de "Biscoito" e irmã de Diego) foi presa na última semana em Parnaíba, enquanto tentava fugir para Brasília, onde se encontravam escondidos os até então foragidos, presos hoje.

"Biscoito" e Diego já são bastante conhecidos no meio policial da cidade de Parnaíba, ambos detentores de extensa ficha criminal, tendo como antecedentes acusações por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, roubo majorado, dentre outros.

Com a prisão dos dois foragidos, as investigações relacionadas ao homicídio se encontram concluídas, com as condutas dos envolvidos totalmente esclarecidas, assim como a motivação do crime. Todavia, as investigações quanto ao crime de tráfico de drogas continuam em andamento na DHTL de Parnaíba.

Gilvan e Diego se encontram recolhidos no sistema prisional do Distrito Federal e serão recambiados para a comarca de Parnaíba nos próximos dias, onde ficarão a disposição da justiça local.

Cópias dos mandados


Uma entrevista coletiva será realizada na manhã da próxima segunda feira, dia 19/06/2017, na sede da Delegacia Regional de Parnaíba, onde serão esclarecidos maiores detalhes do caso.

Fonte: Portal do Catita 

Tecnologia: Estudantes brasileiros ajudam a Nasa em projeto de colônia na Lua

Os alunos de uma faculdade de Engenharia no interior de SP criaram as habitações que, no futuro, poderão abrigar os astronautas em missões espaciais.

Estudantes de Engenharia de Sorocaba, no interior de São Paulo, estão contribuindo com a Nasa, a agência espacial norte-americana, no desenvolvimento de protótipos de uma colônia humana na Lua.
Os alunos do curso de Engenharia da Computação e Jogos Digitais da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) criaram as habitações que, no futuro, poderão abrigar os astronautas em missões espaciais.
Com a aparência de um iglu, as moradias têm o formato circular para resistir à diferença de pressão, sistema de distribuição de oxigênio e podem abrigar até quatro astronautas cada uma.
O projeto foi apresentado aos cientistas da Nasa no mês passado, por uma equipe que viajou até os Estados Unidos.
O grupo brasileiro é o único da América Latina a participar da missão, que reúne outras 13 equipes de universidades de todo o mundo. Também foi o primeiro a ter no time alunos não graduados, uma vez que as demais são formados por pós-graduandos, mestres e doutores.
De acordo com a professora Andrea Braga, coordenadora do curso, o programa lunar da Nasa existe desde 2011 e reúne pesquisadores para simular projetos de exploração espacial.
A lua é vista pelos cientistas americanos como um posto avançado para a futura exploração do planeta Marte. A equipe brasileira foi incumbida de desenvolver o módulo de habitação, onde os astronautas poderão descansar.
Ilustração de astronautas na Lua

3D

Além das moradias, a colônia lunar conta com veículos para locomoção, base de lançamento de foguetes, uma fábrica de oxigênio e instalações para impressão em 3D.
De acordo com Andrea, o plano da agência é ter o projeto pronto para execução até 2025. “O que eles disseram por lá é que, com o presidente Donald Trump, os projetos espaciais estão ganhando novo impulso.”
Os estudantes tiveram de interagir com as equipes incumbidas de outras tarefas para dar uniformidade ao trabalho. As reuniões eram realizadas semanalmente por videoconferência, enfrentando obstáculos como fuso horário, problemas de conexão e até de língua, já que alguns pesquisadores eram de Japão, Itália e Alemanha.
“Tivemos alguns percalços, como a necessidade de realocar os painéis de energia solar, porque acabaram ficando sob a sombra de uma antena projetada por outro grupo”, contou o professor André Carneiro, que orientou o grupo.
Andrea conta que tudo começou em 2015, quando o gerente de transferência de tecnologia do Kennedy Space Center, Mike Lester, esteve em Sorocaba para dar uma palestra aos alunos da Facens.
Lester gostou do interesse dos estudantes e da estrutura da escola, abrindo as portas para a participação no projeto. “Com a ajuda do presidente da Câmara de Comércio Brasil-Flórida, Jefferson Michaelis, conseguimos iniciar a parceria com a Nasa”, disse.

Rumo a Marte

Mesmo tendo entrado no projeto quatro meses depois que as demais equipes, a turma de Sorocaba conseguiu concluir todas as etapas no prazo. “O time foi reconhecido com louvor pela Nasa”, disse.
Este ano, um novo grupo está sendo formado para o próximo desafio, que será concluído em 2018. Em contato com os astronautas dos Estados Unidos, Andrea ouviu deles que o grupo de alunos terá de ir ainda mais longe. “Ainda é uma expectativa, mas pelo que ouvi, nosso próximo trabalho vai envolver o planeta Marte”, disse.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Mega Sena 1940 e Quina 4411: sorteio em 17/06

Resultado da Mega Sena 1940 e Quina 4411: no último sorteio o prêmio principal da loteria Caixa Mega Sena acumulou. O valor do prêmio principal da Mega Sena de hoje foi estimado em R$ 21.000.000,00. O valor estimado do prêmio principal da loteria Quina chegou a R$ …00.000,00. No último sorteio o prêmio principal da loteria Caixa Quina … 
Resultado de imagem para muito dinheiroO sorteio dos concursos das Loterias Caixa Mega Sena 1940 e Quina 4411 acontece na noite deste sábado (17/06). Os resultados das loterias Caixa Mega Sena e Quina são divulgados no Espaço CAIXA Loterias (Av. Cruzeiro do Sul, nº. 1.800 – Terminal Rodoviário do Tietê, São Paulo/SP), ou no Caminhão da Sorte, que esta semana está estacionado na Praça Ubaldina Ferreira em Conceição do Mato Dentro/MG.

Resultado da Mega Sena

O resultado do sorteio da Mega Sena será publicado a partir das 20h25, horário de Brasília, imediatamente após ser divulgado pela Caixa.
Fonte: Rede Notícia

Israel Correia é o novo secretário de educação em Parnaíba

Professor Israel Correia (Foto reprodução internet)
Por determinação do prefeito Mão Santa, o atual chefe de gabinete Israel Correia, assume provisoriamente a secretaria de educação do município de Parnaíba em substituição a Roger Jacob, exonerado do cargo.

Mão Santa está fazendo uns ajustes em sua gestão e outras exonerações devem ocorrer posteriormente, informou uma fonte oficial ao PC.  

Israel Correia está acumulando a chefia de gabinete e titularidade da educação municipal. 

Fonte: Portal do Catita 

Menores são detidos com drogas juntamente suspeito de fornecer

No fim da tarde desta sexta-feira (16/06) dois menores e um adulto foram presos pela Polícia Militar. Equipes do Moto Patrulhamento com Sgt Guedelho e Cb Madson com apoio da Força Tática com Sgt Rivelino, Sds Sousa, Dulcival e Teles foram ao cruzamento da Av. das Normalistas com Rua das Flores Bairro Nova Parnaíba após uma denúncia anônima no 190 da Polícia Militar.
O tráfico de entorpecentes foi comprovado após a polícia encontrar os menores D.S.S e C.C.S um maior de idade identificado por Gustavo Torres Tomas, vulgo “Matata” foi acusado de ser fornecedor da droga encontrada escondida no local onde os mesmos se encontravam.
Com um dos menores a polícia encontrou a quantia de 78 reais ainda um celular da marca Samsung. O outro menor estava com 23 reais e com Gustavo o valor de 5,50. Além do aparelho e dinheiro a polícia encontrou ainda um pote com 15 pedras de crack prontas para serem vendidas e outro frasco com 4 pedras de crack e uma pequena quantidade de maconha.


Os acusados e os produtos apreendidos foram apresentados na Central de Flagrantes da Polícia Civil; onde devem passar por procedimentos policiais.
Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Veículos e Individuo com tornozeleira eletrônica foram detidos na operação "Parnaíba Segura"

A Polícia Militar realizou na noite desta quinta-feira (15) e madrugada de sexta feira (16), a operação “Parnaíba Segura” onde foram realizadas blitz fixa em frente o Tiro de Guerra (Exercito) e abordagens em vários pontos da cidade como bairros São Vicente de Paula, Dom Rufino e Broder Ville.
Equipes do PPtran e Força Tática participaram da operação onde um homem identificado por “Franklin” foi detido pois andava com tornozeleira eletrônica por volta de uma hora da madrugada. O que comprovada a ineficiência deste sistema que deveria monitorar os presos em regime semiaberto.

“Onze veículos foram removidos por conta de lacre violados, documentação atrasada, sem habilitação, falta de retrovisores, capacetes, excesso de velocidade, dentre outras irregularidades de trânsito”. Relatou o Cap. Helton do PPtran. Segundo o militar a polícia vai trabalhar forte nas blitz que tem como principal objetivo inibir práticas criminosas com uso de veículos.
Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa 

Termina hoje prazo de renovação de contratos do FIES

O prazo para a renovação de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina nesta sexta-feira (16). 

SisFies é o site do governo pelo qual os estudantes realizam o processo de aditamento de contratos de financiamento do Fies (Foto: Reprodução)A renovação é referente ao primeiro semestre de 2017. O prazo começou em 16 de janeiro e foi estendido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao MEC, para que nenhum candidato fosse prejudicado.
A renovação é feita pelo site http://sisfies.mec.gov.br/.
A renovação dos contratos deve ser feita semestralmente. O pedido de aditamento é feito, inicialmente, pelas faculdades, por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFIES), e mediante solicitação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). Em seguida, as informações são confirmadas eletronicamente pelo estudante beneficiado.
·                   Baixe o aplicativo G1 Enem: jogo de perguntas e respostas
No caso de renovação simplificada, sua formalização ocorre a partir da validação no sistema. Já pela não simplificada, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro para finalizar o processo.
Financiamento
O Fies oferece contratos de financiamento de cursos de graduação em universidades e faculdades particulares. Os candidatos são selecionados com base em suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e e em seus perfis socioeconômicos. Atualmente, o Fies financia cerca de 1,5 milhão de estudantes no Brasil, com cerca de 49,8% de inadimplência.
(G1)

Por que o 190 Policia Militar em PHB não atendeu?

Também liguei às 7:10 da manhã, do Quadrilhodromo de Parnaíba na ultima quarta feira(14) onde faço minhas caminhadas e não atendeu. Solicitei a interferência da PM. porque fui ameaçado de morte por dois delinquentes(um com a farda do Roland Jacob) porque os expulsei da praça quando os mesmos usavam droga, na maior cara limpa (não foi primeira vez). Frise-se não foi a primeira vez.  A partir daquele dia passei a ir "armado", quem sabe agora o comando mande viaturas para uma incerta e aplicar um "baculejo" no denunciante. 

Por: Blog do Pessoa

Senador Elmano Férrer tem direitos políticos suspensos por 3 anos

O senador Elmano Férrer (PMDB) e o ex-presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Pedro Leopoldino, tiveram os direitos políticos suspensos por três anos e estão proibidos de firmar contratos com o poder público pelo mesmo período. A decisão do juiz Aderson Antônio Brito Nogueira, da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, é dessa terça-feira (13).
  • Foto: Ascom/Senado Federal
    Senador Elmano Férrer (PMDB-PI)
    Senador Elmano Férrer (PMDB-PI)
A ação civil de improbidade administrativa foi proposta pelo Ministério Público do Estado do Piauí que detectou contratações irregulares de fisioterapeutas na Fundação Municipal de Saúde, à época administrada pelo médico Pedro Leopoldino. As irregularidades ocorreram durante o mandato do prefeito Elmano Férrer na prefeitura de Teresina.
Em defesa, Elmano e Leopoldino alegaram que a FMS não tinha quadro de servidor próprio, sendo criado através da lei 4.130/2011, e que os trabalhadores foram substituídos por concursados gradativamente, para que não causasse prejuízo aos serviços.  Porém, foi constatado no decorrer do processo que mesmo após a vigência da lei, foram realizadas várias contratações diretas.
  • Foto: Divulgação
    Pedro Leopoldino
    Pedro Leopoldino
“Não há como negar que os réus agiram com dolo ao efetuarem contratações irregulares, pois tinham plena e total consciência de que agiam com a impessoalidade e moralidade exigidas para o caso, além de alheio aos princípios da constitucionalidade e da legalidade”, considerou o juiz.  
Elmano Férrer e Pedro Leopoldino foram condenados a suspensão dos direitos políticos por três anos, pagamento de multa civil no valor de 20 vezes a última remuneração recebida e proibição de contratar com o poder público direta ou indiretamente por três anos.
(Via Agora)

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Parnaibano é preso por tráfico em cidade vizinha no Ceará

O parnaibano foi preso acusado de tráfico de drogas em Bitupitá, na zona rural de Barroquinha no estado do Ceará. 
Mais uma operação deflagrada em conjunto pela Polícia Militar e Polícia Civil, culminou com a prisão em flagrante de um indivíduo acusado de tráfico de drogas e a apreensão de uma grande quantidade de crack.

Denúncia
Há meses, denúncias chegavam à polícia informando sobre o intenso tráfico de drogas que era realizado noite e dia em uma residência localizada na Rua da Praia, bairro Cataventais, no distrito de Bitupitá, em Barroquinha. As denúncias eram muitas e por esse motivo foi pedido (e cedido) junto à justiça um mandado de busca e apreensão na residência citada.

Elimar Cardoso de Lima
Boca estourada 
Já por volta das 05h10 da manhã de quarta-feira, 14, uma equipe do destacamento de Barroquinha sob o comando do Sgt C Félix, uma equipe do Batalhão de Divisas sob o comando do Sgt De Paula, uma equipe do BPTur de Bitupitá e o Escrivão de Polícia Civil José Luiz, se reuniram e traçaram a estratégia para estourar com êxito a boca de fumo do indivíduo identificado como Elimar Cardoso de Lima, 25 anos, natural de Parnaíba e residente no endereço citado. Já por volta das 05h30, o policiamento em conjunto se dirigiu ao endereço, sendo que parte cercou a casa e outra parte adentrou para realizar as buscas. Não demorou muito para os policiais encontrarem uma grande quantidade de pedras de crack, num total de 302 pedras. Foi apreendido ainda cerca de 400 reais e um aparelho celular de origem duvidosa.

Diante do flagrante o indivíduo recebeu voz de prisão e foi conduzido para a DPC de Camocim onde foi autuado por crime de tráfico de drogas e posteriormente foi conduzido para a cadeia pública de Chaval.

Vale ressaltar que o combate ao tráfico de drogas, a causa de todos os males, é prioridade do policiamento da região que tem como comandante o Major Dias. 

Policiais que participaram da operação Recolhido a cadeia
Participaram da operação:
Dest. de Barroquinha: Sgt C Félix, Sgt F Alves e Sd Santos.
Batalhão de Divisas: Sgt De Paula, Sds Diógenes e Farias
Policiamento do BPTUR e Escrivão de Polícia Civil José Luiz

Camocim Polícia 24h

Nota de Esclarecimento: Mulher com tumor na cabeça recusa ajuda da Sedesc


Nesta semana viralizaram na internet, as imagens chocantes que mostram uma senhora idosa, conhecida como dona Noélia, sentada na calçada em uma rua de Parnaíba, com uma enorme ferida na cabeça.

Rapidamente as postagens geraram consternação dos internautas, que passaram a cobrar do poder público municipal uma ação imediata quanto ao problema. 

Vale ressaltar, conforme disse em entrevista a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), Adalgisa Moraes Souza, que por diversas vezes o órgão, através do Centro POP, já fez abordagens à dona Noélia, que por sua vez, veementemente e de forma agressiva, recusa atendimento e ajuda. 

E essa não é a primeira vez que a Prefeitura de Parnaíba tentar intervir para ajudá-la. Morando nas ruas há dez anos, ela já recebeu oferta de ajuda, através de ação dos prefeitos Zé Hamilton, Florentino Neto e Mão Santa, sem que se consiga tirá-la das ruas. 

“Nossos técnicos já fizeram várias abordagens e eu mesma um dia a bordei na calçada do Banco do Nordeste e disse que a levaria a uma clínica para que ela se consultasse e que, se ela quisesse, eu a deixaria de volta na mesma calçada. Mas ela não quis e quando insisti muito, ficou agressiva e começou a gritar.

Mas continuamos à disposição para ajudá-la e não vamos desistir da dona Noélia. Nós não podemos levá-la à força, a não ser que as autoridades competentes como o Ministério Público ou o Juizado, nos deem um aval para isso”, afirmou dona Adalgisa. 

Ainda de acordo com a secretária, o ideal é que a idosa seja alojada no Abrigo São José, de competência do Estado. No entanto, ela reconhece que o local necessita de uma atenção maior do governo estadual, necessitando de reforma.

Matéria relacionada: Mulher nua e com ferida na cabeça vaga pelas ruas de Parnaíba

Da redação do jornal da Parnaíba

Motociclista sofre acidente e derruba porta de metalúrgica em Luis Correia

O "Arraial da Paz” que será realizado dia 17 de junho no Colégio Diocesano, em Parnaíba, é uma festa junina realizada pela Comunidade Católica Shalom, que tem como finalidade evangelizar os participantes e conseguir fundos para as obras de evangelização.

Um motociclista aparentemente embriagado perdeu o controle de seu veículo e colidiu contra uma porta de ferro de uma metalúrgica localizada à Avenida José Maria de Lima, em Luis Correia. 


O acidente ocorreu logo no inicio desta manhã desta quinta-feira (15), feriado de Corpus Chisti. 


Uma unidade da CIPTur - Companhia Independente de Policiamento Turístico coordenada pelo sargento Andrade chegou no local para fazer o levantamento do acidente. 

A vítima sofreu ferimentos e seria atendida no hospital.

Jornal da Parnaíba com informações do Portal do Catita

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Vereador de Parnaíba confirma recebimento de oferta em dinheiro

Francisco da Paz recebeu proposta para mudar voto, mas não aceitou.

Vereador Francisco da (PRB)
O vereador da cidade de Parnaíba, litoral do Piauí, Francisco da Paz, do PRB, confirmou durante participação no programa Agora da Rede Meio Norte, que recebeu oferta em dinheiro para mudar seu voto em votação na Câmara Municipal. A declaração do vereador dada durante a sessão ordinária do dia 07 de junho deste ano (quarta-feira) repercutiu negativamente. 
O parlamentar afirmou que teria recebido uma oferta em dinheiro para mudar de voto na eleição para presidente da Câmara Municipal de Parnaíba no início do ano, mas que teria preferido "agregar" os eleitores dele na prefeitura.
Amadeu Campos em entrevista ao prefeito Mão Santa durante o Jornal Agora na Rede Meio Norte
Após a declaração, o vereador faltou três sessões consecutivas no legislativo e só apareceu nessa terça-feira (13/06). Em entrevista ao repórter Kairo Amaral, ele confirmou ter recebido a oferta em dinheiro, mas negou ter recebido. Disse também que não mudou de voto por nenhuma vantagem indevida e que está atualmente ao lado do prefeito Mão Santa por acreditar no desenvolvimento de Parnaíba.

Sobre a polêmica, o prefeito da cidade, Mão Santa, convocou uma coletiva de imprensa no gabinete da prefeitura. Ao vivo no Jornal Agora da Rede Meio Norte ele disse que as conversações foram absolutamente normais, em prol da harmonia entre legislativo e executivo. O gestor afirmou que o vereador Francisco Da Paz é um político idôneo e que não sabe dizer quem teria oferecido dinheiro para o parlamentar.
Por Marcos Moraes/Meio Norte | Edição: Jornal da parnaíba

Polícia Rodoviária Federal inicia ‘Operação Corpus Christi’ no Piauí

A Polícia Rodoviária Federal do Piauí iniciou às 00h desta quarta-feira (14/06)  a Operação Corpus Christi 2017, que tem como objetivo reduzir acidentes, combater a criminalidade nas rodovias federais e aumentar a sensação de segurança dos usuários das BR’s.
Resultado de imagem para blogdopessoa prf
A operação se estenderá até as 23h59 de domingo (18/06) e será realizada com operações de fiscalização com alcoolemia, operação de fiscalização de excesso de velocidade através do uso do radar fotográfico, operações de fiscalização de motocicletas (com o apoio de Grupos de Motociclismos Regionais da PRF): ações para fiscalização com foco nas infrações que potencializam a ocorrência de acidentes e sua gravidade, tais como: uso e regularidade do capacete, equipamentos obrigatórios, sistema de iluminação, habilitação; operações de fiscalização a ultrapassagens forçadas ou proibidas, cinema rodoviário e operação de apreensão de animais.
“Reforçaremos a presença e a disponibilidade do efetivo nas ações de policiamento e fiscalização com foco na prevenção e redução da gravidade dos acidentes de trânsito, bem como intensificar o enfrentamento à criminalidade no período da Operação”, destacou o inspetor Jonas Mata.
Além disso, haverá reforço na fiscalização e no efetivo na região de Piripiri e Pedro II, por ocasião da realização do Festival de Inverno de Pedro II , que será realizado entre 15/06 e e 18/06. Por se tratar de um evento turístico, artístico e cultural do Piauí, o festival atrai um grande fluxo de turistas para a festa, impactando no aumento do fluxo de veículos e pessoas nas BRs-343 e 404.
Fonte: Meio Norte

Bebês são acomodados em caixas de papelão por falta de berços em maternidade de Goiás

Imagens obtidas pela TV Anhanguera mostram bebês que nasceram na Maternidade Marlene Teixeira em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, acomodados em caixas de papelão (veja acima). Avós de recém-nascidos reclamam ainda da superlotação da unidade e que os partos não estão sendo feitos nas salas de cirurgia.
Bebês foram colocados em caixas de papelão por falta de berços em maternidade (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
As fotos mostram diferentes bebês envoltos em mantas, mas deixados ao lado das mães dentro de caixas de papelão. Nas imagens é possível perceber que um dos recipientes era de toucas descartáveis.
A Secretaria de Saúde da cidade admitiu, por meio de nota, que as imagens foram feitas dentro da Maternidade há cerca de duas semanas. Segundo o texto, a unidade está atendendo uma demanda maior do que comporta e que “o objetivo dos profissionais que improvisaram a caixa como um berço foi de melhor atender e acolher o paciente naquele momento”.


O órgão reforça que a atitude foi tomada “com a aprovação da mãe, que entendeu a necessidade da situação e foi bem assistida, assim como a criança”. Ainda assim, após o ocorrido, mais três berços foram enviados à Maternidade.

G1

terça-feira, 13 de junho de 2017

Remédio com veneno de cobra previne trombose

O estudo foi divulgado agora e surpreende pela composição do novo medicamento. É que no mesmo tem veneno de cobra. A pesquisa foi realizada pela Associação Americana do Coração e revela que trata-se de um fármaco da classe de medicamentos que impedem a ativação e aglomeração de plaquetas (células sanguíneas) e a formação de coágulos, sendo usados para prevenir tromboses cerebrovasculares ou a doença cardiovascular.
Os medicamentos anticoagulantes atuais, alguns dos quais baseados também em veneno de cobra, têm um efeito secundário grave, o de poder causar hemorragia prolongada após um ferimento. Investigadores da Universidade Nacional de Taiwan desenvolveram o novo medicamento para interagir com uma proteína, a glicoproteína VI, localizada na superfície das plaquetas. A equipe científica da Universidade Nacional de Taiwan administrou o novo medicamento em ratos e observou que a formação de coágulos era mais lenta quando comparada com a de roedores que não foram tratados com o medicamento.
Além disso, verificou que os ratos medicados não sangravam mais do que os ratos do grupo de controle. O estudo foi publicado na revista Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology, editada pela Associação Americana do Coração
Fonte: Lusa
Edição: Marcelo Fontenele/Cidadeverde.com

MEC divulga o resultado de bolsas do Prouni do 2º semestre de 2017

 Ministério da Educação divulgou na manhã desta segunda-feira (12) o resultado do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2017.
Resultado de imagem para prouni
A lista de selecionados (http://prounialuno.mec.gov.br//consulta/lista-espera) pode ser consultada filtrando pelo nome da instituição de ensino, campus, curso e turno. Também é possível saber se o candidato está na lista de espera. Outra opção para ter acesso ao resultado e com número de inscrição do Enem 2016 e senha.
Os alunos que foram convocados devem apresentar a documentação a partir desta segunda (veja o calendário abaixo). Quem não cumprir os prazos, perderá o direito à bolsa.
Nesta edição são oferecidas 147.492 bolsas, sendo 67.603 integrais e 79.889 parciais em instituições particulares de ensino superior. A seleção é feita a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), levando em conta critérios socioeconômicos da família do estudante.
No ano passado, na edição do meio do ano, foram oferecidas oferecidas 125.442 bolsas, sendo 57.092 integrais e 68.350 parciais ofertadas em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior.
Para disputar uma bolsa parcial ou integral é necessário ter média de 450 pontos de nota mínima no Enem, ter sido aluno de escola pública ou bolsista na particular, e obedecer a alguns critérios socioeconômicos.
A bolsa integral é destinada aos estudantes que possuem renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já o teto da bolsa parcial, de 50% do valor da mensalidade, é de até três salários mínimo.
G1

Homem é morto com tiro em bairro de Parnaíba

Rafael Pereira da Silva, vítima de disparo de  arma de fogo, vindo a óbito por volta das 20:40hs do dia 12/ 06. Fato ocorrido no Bairro Mendonça Clark (Carandiru em Parnaíba).

De acordo com informações da polícia ele é conhecido no mundo do crime por roubos e é irmão do elemento "Diabo Louro" também conhecido da polícia.

As autoridades policiais seguem em busca de mais informações sobre o que teria motivado o crime e autor do mesmo. Aguarde outras informações a qualquer momento.
Edição: Veja Parnaíba 

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Polícia encontra moto roubada ao atender ocorrência de briga entre vizinhos

Uma moto roubada foi recuperada na noite deste domingo (11/06) pela Guarnição do GAECIM/PM composta pelo SGT Elineuda, SD Leonardo e SD Wellington. Os militares foram atender uma ocorrência envolvendo briga entre vizinhos no Parque José Estevam em Parnaíba (PI), quando descobriram a motocicleta.
Tentando acalmar os ânimos a equipe policial adentrou em uma das residências a procura de um dos acusados se deparou com um monte de panos que escondiam a moto; após buscas no sistema de informação foi constatado o crime.

A Polícia deu ordem de prisão a duas pessoas, sendo um homem que na delegacia foi liberado e uma mulher identificada por “Fatinha”. Ela é responsável pela residência onde estava o roubo e foi presa por receptação.
Edição: Blog do Pessoa

Governo mantem Detran em Parnaíba com gerador de energia e o problema vem causando transtornos

Funcionários e toda a população que dependem do Detran em Parnaíba, estão sendo submetidos ao desconforto e a falta de compromisso do governo do estado com o bem estar da população piauiense.  Há vários dias um barulhento gerador de energia é o que está fazendo o órgão público funcionar e isso vem causando transtornos.
O que antes estava precário; imagina-se que esteja ainda pior, tendo em vista que um gerador não supri todas as necessidades. O PPtran da Polícia Militar que fica ao lado do Detran e que também depende da mesma energia, sofre com o gerador que é desligado após o expediente a uma hora da tarde e todos ficam no escuro e sem ar-condicionado em uma sala quente. Além disso muitas pessoas reclamam do barulho provocado pelo aparelho.


Não conseguimos contato com a direção do órgão para explicar os problemas que assolam um dos maiores arrecadadores de impostos do estado e também para saber o valor que está sendo gasto com o gerador de energia.
Edição: Blog do Pessoa

Parnahyba vence o Guarani de Juazeiro e assume a liderança do Grupo A6

Com a vitória por 2 a 0 sobre o Guarani de Juazeiro o Tubarão assume a liderança do grupo de olho na classificação para a fase do mata-mata.
Primeiro gol do Parnahyba assinalado de pênalti por Fabinho aos 37 minutos da segunda etapa (Foto: Walter Fontenele)
Parnahyba e Guarany de Juazeiro se enfrentaram neste domingo (11) no Estádio Municipal Pedro Alelef em Parnaíba em partida válida pela 4ª rodada, abrindo o returno do grupo A6 da Série D do Campeonato Brasileiro.

O primeiro tempo foi muito pegado, mas sem objetividade das duas equipes e o placar sem gol fez jus as duas equipes que pouco ou quase nada produziram.

No segundo tempo o Parnahyba embora se apresentasse melhor também não conseguia levar perigo ao Guarani, mas aos 35 minutos Talisson puxa Daivison na grande área e juiz marca Pênalti O Tubarão tinha Fabinho voltando ao clube e sendo titular pela primeira vez. Foi dele o gol batendo pênalti com segurança, vencendo o goleiro Leo e abrindo o placar aos 37 minutos com um foguete no meio do gol. Parnahyba finalmente marca um gol depois de duas partidas sem ir às redes adversárias. No apagar das luzes, já na prorrogação, aos 46 minutos, Berg constrói jogada e deixa Daivison livre para ampliar a diferença no placar, marcando o segundo gol do Parnaíba.
Parnahyba Sport Clube (Foto: Walter Fontenele)
A volta de Gilmar Bahia a zaga do Azulino deu mais segurança a defesa. Já o meio de campo, especialmente no primeiro tempo não produziu nada. No segundo com a entrada de Luciano houve um melhora, mas ainda assim precisa refinar o toque para os atacantes que estão sofrendo na frente por falta de um armador que abasteça com qualidade os homens de frente. A entrada de Daivison no segundo tempo incendiou a equipe do tubarão que a partir dai subiu de produção.

Apenas o primeiro colocado do grupo se classifica direto para a segunda fase (mata-mata). O segundo colocado só se classifica se ficar entre os 15 melhores segundos colocados de todos os 17 grupos desta fase. Restam apenas dois jogos para o fim da fase classificatória.

Parnahyba: Alex, Tiago Granja, Gilmar Bahia, Renan, Moisés (Luciano), Berg, Tininho (Raphinha), Ramon, Dunga, Jânio Daniel (Davidson) e Fabinho. Técnico: Vladimir de Jesus.

Guarani de Juazeiro: Leo; Talison, Pedro Lucas, Luis Gustavo, Rafael; Carlos André, Da Silva, Leilson (Rondallys), Assisinho (Guido); Ítalo e Anastácio. Técnico: Washington Luís.
(Foto: Walter Fontenele)
O árbitro baiano Emerson Ricardo de Almeida Andrade apitou o jogo auxiliado pelo piauiense Mauro Cezar Evangelista de Sousa e pelo maranhense Djavan Costa da Silva. O quarto árbitro foi Diego da Silva Castro (PI).

O Parnahyba terá mais uma partida em casa, no Pedro Alelaf, em Parnaíba. Se vencer poderá alcançar uma classificação para a fase do mata-mata. No próximo domingo recebe o América de Recife. Na última rodada o Parnahyba vai a Ceará-Mirim no Rio Grande do Norte enfrentar o Globo, clube que o Parnahyba venceu no Pedro Alelaf na primeira rodada pelo placar de 2 a 0.

Público presente: 914
Público Pagante: 689
Renda: R$ 5.890
Na outra partida do grupo A6 no Estádio Barretão na cidade de Ceará-Mirim no Rio Grande do Norte entre as equipes do Globo (RN) e América (PE) terminou com o placar de 1 a 0 favorável ao Globo. Com estes resultados Parnahyba assume a liderança do Grupo A6 com seis pontos ganhos, empatado com os demais clubes do seu grupo, mas com dois gols de saldo.

Por José Wilson | Edição: Jornal da Parnaíba