sábado, 6 de maio de 2017

Nota de esclarecimento a respeito do São João da Parnaíba 2017

Em primeiro lugar, NUNCA houve a possibilidade de não existir o XVII São João da Parnaíba, neste ano de 2017. Afinal, mal acabou o Carnaval, fui a Teresina justamente para conversar com o pessoal da FEPIQ sobre o nosso São João. E desde então, a equipe da Superintendência de Cultura vem trabalhando nisso.
Inicialmente, por sugestão do Prefeito, e nós concordamos, o evento deveria acontecer em JUNHO e não em julho, como os anteriores. O que faz todo o sentido, afinal é festa JUNINA. Ninguém deixa para comemorar o Carnaval em maio, ou o Natal em janeiro, por que mudar as comemorações do São João, se o dia dos santos, razão da festa, é no mês de junho?
Em segundo lugar, não foi batido o martelo em nada ainda, ou seja não há edital. Nós planejamos o concurso do São João tal como vem sendo feito, mas com o diferencial de um cronograma de arraiais por toda a cidade, onde os grupos de quadrilhas e bois seriam remunerados para se apresentarem. No entanto, o edital que preparamos e levamos à Prefeitura, no dia 24 de abril, para ser publicado no Diário Oficial, cujo concurso seguia exatamente os mesmos moldes do São João dos anos anteriores, foi recusado pelo Prefeito Mão Santa. Porque, segundo ele, esse formato de concurso (vejam bem, o FORMATO, não o concurso) acabou com o São João da Parnaíba. Qual foi a última vez em que você viu uma quadrilha ou um boi se apresentando nas ruas, na porta das casas, como era tão comum antes? E aí o poder público dá uma premiação de R$ 171.000,00 aos grupos para se apresentarem num único dia de concurso, pois eles se recusam a se apresentarem pelos bairros (sim, isso foi proposto na primeira reunião que fizemos com eles e a proposta foi recusada).
Nós podemos não ter a dimensão exata das despesas de cada grupo, mas entendemos que há grandes gastos. Exatamente por isso, ainda na reunião feita ontem (05), com a presença do Conselho de Cultura e representantes de bois e quadrilhas, para discutirmos um novo edital, propomos um cachê, cujo valor nem foi decidido, porque seria acertado entre nós e os grupos, de comum acordo, mas seria em torno de R$ 5.000,00,  por apresentação, para os grupos que representam Parnaíba nos festivais fora da cidade, como um estímulo e agradecimento até, por levarem o nome de Parnaíba para outras cidades. Essas apresentações seriam feitas segundo um cronograma que já havíamos preparado, contemplando toda a cidade, por todo o mês de junho. E, ao final do mês, o concurso. 
Não somos contra as quadrilhas e bois estilizados. Ao contrário. Entendemos a evolução das coisas. Entendemos que a profissionalização do artista e dos grupos culturais é louvável, é necessária. E nós estimulamos isso, afinal, um grupo organizado, com CNPJ, pode ter um projeto aprovado nos grandes editais nacionais. No entanto, queremos abrir espaço para os grupos menores, tradicionais, que não se enquadram na categoria dita "estilizada", que é linda e emociona, claro, mas entendemos também que evoluir não significa necessariamente abandonar as raízes. Por isso queremos fazer uma retomada à festa junina tradicional, na rua, que se reflete no tema que escolhemos pro XVII São João da Parnaíba, que é o cordel. Essa temática vai permear o conceito, a decoração, as peças gráficas e tudo o mais que for possível do evento. E essa ideia de retomada é a que temos desde o início do planejamento, de fazer como no Carnaval, quando toda a cidade foi contemplada com eventos nas ruas. Isso se chama democratização do acesso. Vejam o Carnaval e a Via Sacra. No Carnaval, a corte eleita e a Banda Municipal fizeram uma verdadeira turnê pelos bairros, por todo o mês de fevereiro, anunciando a grande festa que aconteceria na avenida. Pedra do Sal, Porto das Barcas, bairros, arrastão de blocos.. teve Carnaval na cidade inteira. Na Via Sacra, o Prefeito quis reunir os grupos num evento só, e fizemos a Via Sacra unificada, mas a Prefeitura não foi contra os grupos realizarem os eventos na sua comunidade. Ao contrário, a Superintendência de Cultura, em parceria com outras secretarias e órgãos, deu todo o apoio logístico necessário para cada grupo realizar o seu evento na sua comunidade. E a Via Sacra aconteceu unificada, mas aconteceu novamente nas comunidades, na cidade inteira. Democratização do acesso aos bens culturais. Pois a ideia é a mesma para o mês de Junho e o São João da Parnaíba. Inclusive um mapeamento de escolas e CRAS que poderão participar já foi articulado com a SEDUC e a SEDESC.
Em nosso planejamento, a Praça Mandu Ladino (Quadrilhódromo) estará montada durante todo o mês para, paralelamente aos bairros (e seguindo datas previamente acertadas para não chocar com qualquer outro compromisso dos grupos) servir de palco para os brincantes das quadrilhas profissionais, das escolas municipais, das universidades, dos bairros, com shows musicais e barracas, para fomentar não apenas a cultura de Parnaíba, mas também a economia local.
Ressalto ainda que a Superintendência de Cultura trabalha para além dos grandes eventos como Carnaval e São João. Pensamos nos artistas locais, da música; das artes plásticas e do artesanato, que sequer têm uma galeria para expor e comercializar seu trabalho; os grupos de dança e de teatro; as produções no campo do audiovisual, cujo alcance ainda é pequeno na cidade.
Para concluir, vale reforçar: a Prefeitura e a Superintendência de Cultura nunca foram contra o São João. Ao contrário. Nós queremos fazer um São João da Parnaíba melhor, mas melhor não apenas para os grupos de bois e quadrilhas profissionais, mas para a cidade, o que os inclui. Queremos que o São João da Parnaíba continue com seu brilho e glamour no quadrilhódromo, mas que fachos desse brilho cheguem lá no Catanduvas, no Joaz Souza, no Pindorama, na Pedra do Sal e por toda a cidade.
E eu pergunto de novo, qual foi a última vez em que você viu uma quadrilha ou um boi se apresentando nas ruas, na porta das casas, como era tão comum antes?

Teófilo Lima
Superintendente de Cultura de Parnaíba

Nunca mate uma centopéia em sua. Saiba porque.

centopeia-2-760x575
Alguns insetos podem parecer assustadores e nojentos, tal como a centopéia. O nosso primeiro instinto ao ver esse pequeno bicho é agarrar em nosso chinelo, e esmagá-lo! Mas isso pode estar prejudicando toda a higiene do nosso lar… descubra por quê abaixo.
Uma centopéia nunca é bem vinda em nossa casa. Você costuma encontrar esse bicho nos locais mais úmidos e frios do lar. Quando vemos esses insetos na nossa cozinha, banheiro ou quarto, temos o reflexo de pegar no sapato mais próximo e acabar com a pequena vida.
A importância das centopéias
Wikimedia
Na verdade, estamos cometendo um grande erro quando as esmagamos, por que a centopéia pode ser uma grande aliada dos humanos.
Apesar de seu enorme comprimento e das trinta patas que tornam seu aspeto intimidante, esse bicho é muito importante no nosso lar. Isso por que ele é um verdadeiro predador de outros insetos!
Sem ele, a cozinha ou outra zona de nossa casa poderia ficar infestada de baratas e formigas. Esse inseto faz com que essas pragas fiquem bem longe, por ser um grande predador. Você prefere ter uma centopéia em casa, ou uma infestação de outros insetos?
Wikimedia
Se continua tendo nojo desse bicho, e encontrou um deles em sua casa, por favor, não o esmague! Utilize uma jarra para o prender, e depois libere a centopéia em seu jardim ou quintal. Ela é inofensiva para os humanos, por isso você não tem razões para se preocupar.
Compartilhe essa importante informação com seus amigos e familiares!
Fonte: Ayoye

Violência no Piauí: Grupo arromba caixas eletrônicos com maçarico em banco de Teresina

Uma agência do Banco do Brasil localizada no bairro Jóquei, na Zona Leste de Teresina foi arrombada na madrugada deste sábado (6). Segundo o capitão Elditon, do 5º Batalhão da Polícia Militar, alguns caixas eletrônicos da agência foram violados com o uso de um maçarico pelos assaltantes.
Resultado de imagem para arromba caixas eletrônicos com maçarico em banco de Teresina
“Os criminosos tiveram acesso ao interior da agência depois de quebrarem parte da parede do banco. Após entrarem, os bandidos usaram maçarico para cortarem os equipamentos e chegarem até as cédulas. Pelo que observamos foi uma ação demorada”, disse.
Ainda segundo o capitão, a polícia só foi acionada quase no final da manhã deste sábado. “Aparentemente estava tudo normal, já que os criminosos entraram pela parte de trás do banco e cortaram os caixas eletrônicos, ou seja, na parte da frente estava perfeito. Somente às 9h deste sábado que a PM foi acionada e por isso ainda não podemos precisar a hora do ocorrido”, contou.
A agência bancária foi isolada e uma equipe do Instituto de Criminalística compareceu ao local para os procedimentos periciais. Até às 12h deste sábado ninguém havia sido identificado e preso. O Banco do Brasil não revelou a quantia levada pelos bandidos.
Outro caso

Bandidos fortemente armados arrombaram e roubaram uma agência dos Correios localizado no Shopping da Cidade, na Avenida Maranhão, Centro de Teresina. Segundo policiais militares do 1º Batalhão, os criminosos renderam os seguranças e cometeram o assalto durante a madrugada deste sábado (6).
Fonte: G1

Homem acende a luz, e casa com vazamento de gás explode

Uma casa ficou destruída em uma explosão em Joinville, no Norte catarinense, na manhã desta sexta-feira (5). Segundo os bombeiros, no local havia vazamento de gás. Quando o proprietário acendeu a luz, ocorreu a explosão. Quatro pessoas que moravam no local ficaram feridas: um bebê de oito meses, uma criança e os pais, como mostrou o Bom Dia Santa Catarina.
A ocorrência foi registrada por volta das 6h no bairro Costa e Silva. A explosão fez um buraco na casa, por onde é possível ver o outro lado da rua. Os Bombeiros Voluntários de Joinville acreditam que o gás estivesse acumulado por um possível vazamento durante toda a noite.
Os moradores foram encaminhados conscientes e orientados para hospitais da cidade. Segundo os bombeiros, na explosão, o pai foi o mais ferido.
Buraco na casa
As paredes da casa caíram e destroços voaram a metros de distância, sendo projetados para a rua. Um carro estacionado na frente do local também ficou danificado. A região precisou ser evacuada.
"As residências no entorno de onde houve a explosão estão interditadas e só uma perícia técnica para fazer uma avaliação mais detalhada do que houve realmente ", explicou Márnio Pereira, da Defesa Civil de Joinville.
Alerta dos bombeiros.
“Quando há vazamento de gás e alguém acende a luz, é o mesmo efeito de acender um palito de fósforo, inicia uma chama, porque a luz é uma fonte de ignição, exatamente como o fósforo, por isso ocorre a explosão", explicou o tenente do Corpo de Bombeiros José Cesar da Silva Neto.
Os bombeiros também esclarecem que, ao sentir o odor do gás, é preciso chamar imediatamente as autoridades. "Não há nada que o cidadão comum possa fazer para reverter ou amenizar a situação, só resta chamar os bombeiros e a defesa civil para que esses órgãos possam tornar o local seguro”, completou Neto.
Fonte: G1

Volkswagen anuncia recall de 54 mil veículos

A Volkswagen anunciou o recall de 54.170 veículos, com data de fabricação entre 1º de março do ano passado e 12 de janeiro deste ano. Os automóveis incluídos têm possibilidade de inoperância do alternador, que pode deixar de gerar energia para a bateria e levar o sistema elétrico do veículo a parar. Recall é o processo pelo qual fabricantes convocam seus clientes para substituição ou devolução de produtos quando se detecta algum defeito de fabricação.
“Em situações em que a carga da bateria não for suficiente para o funcionamento do veículo, poderão ocorrer panes elétricas, e até o desligamento do motor, com risco de acidentes”, alerta comunicado da montadora.

O número dos chassis dos veículos afetados pode ser encontrado no site da empresa ou pelo telefone 0800 019 8866.
Estão incluídos no recall os modelos up!, Novo Gol, NovoVoyage, Nova Saveiro, Fox, CrossFox, SpaceFox e Space Cross. A partir da próxima quarta-feira (10), os proprietários dos carros afetados devem marcar inspeção em uma concessionária Volkswagen e, se necessário, será feita a substituição do alternador.
Procon
O Procon orienta os consumidores a exigir que a empresa apresente os esclarecimentos necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, com informações claras e precisas sobre os riscos para os usuários dos veículos.
A entidade de defesa do consumidor destaca que os consumidores deverão obrigatoriamente receber um comprovante de que o serviço de reparo foi efetuado. Esse documento deverá ser conservado e repassado ao novo proprietário, em caso de venda.
O veículo que não for reparado em até 12 meses após o início da campanha de recall terá a informação lançada no campo "observações" do próximo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), emitido pela autoridade de trânsito.
De acordo com o Procon, o consumidor que tiver passado  por algum acidente causado pelo defeito apontado no recall poderá pedir, por meio do Poder Judiciário, reparação pelos danos morais e patrimoniais sofridos.
 Um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil pode ser consultado no Portal do Governo do Estado de São Paulo na internet.

Por: Denílson Freitas/Veja Parnaíba com informações do site a notícia 

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Bizarro! Homem é preso e colocado em cela feminina por engano e acaba sendo estuprado por 26 detentas

Uma situação no mínimo curiosa com um homem de 25 anos aconteceu na cidade de Massachusetts, EUA, esse homem acabando sendo preso e colocado por engano em uma cela com mais 26 mulheres por cerca de 15 dias, o caso veio à tona e gerou enorme polêmica no país.

Brittany Moroe a delegada responsável por conduzir a investigação, acredita que possa ter havido Negligência por parte das investigações iniciais por não ter prestando a devida atenção, no caso uma coisas dessas não pode acontecer de forma alguma.
Foto/Reprodução
Vejam o que ela disse:
“Isso demonstra que os funcionários do Governo não estão cumprindo o seu papel direito”.
O homem que foi identificado como Roberth ( seu nome completo não foi divulgado pelas autoridades) que ficou preso com mais 26 detentas, disse em seu depoimento que foi abusado sexualmente por inúmeras vezes pelas mulheres e que elas ainda revezaram nos abusos. Ele conta que foi obrigado a manter relações por mais de 6 vezes ao dia, não conseguiu dormir nem uma noite tranquilamente porque todas as noites era acordado pelas detentas para ser abusado novamente o sistema de rodízio pelas detentas era organizado por hierarquia, ele conta ainda que uma das detentas tinha o direito de abusar dele mais de uma vez ao dia e que as outras detentas concordavam com isso pois essa mulher era extremamente perigosa.
Segundo informações da Delegacia de Polícia de Massachusetts e da própria delegada do caso Brittany Moroe, o homem já foi transferido para um presídio masculino e o caso será investigado.
Fonte: ZIPBR

Vídeo: No combate ao crime o Governo Wellington Dias faz desfile com viaturas em ruas de Parnaíba

Na tarde desta Quinta Feira (04/05) enquanto a bandidagem fazia mais uma vítima em assalto com arma de fogo na cidade de Parnaíba (PI); o governo de Wellington Dias (PT), através do ex capitão da PM/PI, secretário de segurança Fábio Abreu, promoviam um desfile pelas ruas de Parnaíba, com policiais e viaturas que não irão ficar permanente na segunda maior cidade do Piauí.
Muitos falavam nas ruas que "eles querem se aparecer". Mas o que não dar para entender é o governo pagar diárias a homens que não conhecem a cidade de Parnaíba, como os PMs da região que poderiam vender suas folgas em prol da diminuição dos índices de violência que assusta a população parnaibana e de cidades vizinhas.

O governo não demonstra interesse em trazer investimentos que beneficiem nossa sociedade como bases militares a exemplo do antigo ronda cidadão ou um pequeno quartel da PM dentro da cidade. Assim aumentando o efetivo e equipamentos, como motocicletas e viaturas.
O governo do estado insiste em não investir na segurança como fez o ex governador Parnaibano Zé Filho, que em poucos meses de governo entregou diversas viaturas, motos, ambulâncias e certamente iria equipar e aumentar o efetivo da polícia militar, se seguisse os mesmos ritmos. 

Retirando estas equipes de Teresina que também sofre com a violência, o governo vai tentar convencer a população parnaibana, de que agora poderemos sentar na porta de casa ou ir trabalhar sem armas apontadas para a cabeça a qualquer momento ou entes queridos morrendo nas mãos dos bandidos. A população Parnaíba se cansou de mentiras e demonstrou isso nas últimas eleições rejeitando a gestão petista que seguia os mesmos passos do governo estadual.

Vídeo: 
 
Por: Denílson Freitas/Edição: Blog do Pessoa

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Igreja Universal é condenada a pagar indenização a fiel agredida por pastor

Idosa foi jogada no chão durante "sessão do descarrego" e não foi socorrida pelo religioso; decisão foi tomada por ministros da Quarta Turma do STJ.Igreja Universal foi condenada a pagar R$ 8 mil a uma fiel agredida por pastor durante


A Igreja Universal do Reino de Deus foi condenada a pagar indenização no valor de R$ 8 mil a uma idosa que foi agredida pelo pastor durante uma “sessão do descarrego”. A decisão foi tomada pela Quarta Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que manteve entendimento do Tribunal de Justiça de Goiás.


De acordo com os autos, a fiel relatou que foi induzida pelo pastor da Igreja Universal a se submeter a sessões de exorcismo, cujo objetivo seria o de expulsar demônios de seu corpo e, dessa maneira, curá-la de problemas físicos e psicológicos que a afligiam.
A vítima afirmou, entretanto, que a prática apenas lhe causou vergonha, revolta, indignação e depressão. Isso porque, segundo ela, durante o ritual, o pastor agiu de modo agressivo, utilizando-se de movimentos bruscos, chegando a atirá-la ao chão, sem prestar a assistência devida ao perceber seu estado de fragilidade após a queda.

Em sua defesa, a igreja afirmou que a mulher apenas sofreu um desmaio durante a “sessão do descarrego” e que, por esse motivo, o pastor não teve como evitar sua queda. A Universal também alegou que sua responsabilidade no caso é subjetiva, e não objetiva, portanto só teria obrigação de indenizar se fosse provada culpa.

Responsabilidade

O ministro relator do processo, Raul Araújo, não acolheu a alegação da igreja em seu voto. Segundo ele, conforme demonstrado pelas instâncias inferiores, ficou provada tanto a existência da responsabilidade subjetiva, quanto da objetiva.
De acordo com o magistrado , a responsabilidade subjetiva ficou comprovada diante da omissão dos membros da igreja em evitar o acidente que envolveu a fiel. Além disso, reconhecida a responsabilidade objetiva da igreja, ficou demonstrada a existência do dano à vítima e do nexo de causalidade entre ele e a conduta da instituição, de acordo com os relatos e os laudos médicos anexados ao processo.

A Quarta Turma do STJ acompanhou o voto do relator e ressaltou que, como a Igreja Universal adota a “sessão do descarrego” entre suas principais práticas, deveria tomar precauções para evitar danos a quem se submete a esse tipo de ritual.
Por: Denílson Freitas/Veja PHB com informações do Último Segundo - iG 

5 tipos de barriga que não são causados pelo excesso de peso; aprenda a se livrar.

Muitas pessoas sonham em perder gordura da barriga e para isso fazem diversas atividades físicas, com o intuito de perderem peso.
Mas você sabia que o excesso de peso nem sempre é o responsável por um abdômen avantajado?
Pensando nisso, trazemos neste post algumas informações sobre 5 tipos de barriga que não são causados pelo excesso de peso, e algumas maneiras simples de se livrar delas.
Dá só uma olhadinha:
1. “Pneuzinhos”: as principais causas são sedentarismo, gula, consumo excessivo de álcool, de açúcar e carboidratos refinados (biscoitos, bolos e pão branco) ou carboidratos amiláceos (massas e arroz).
Para se livrar deste tipo de barriga reduza o consumo de álcool, evite produtos dietéticos e produtos com baixo teor de gordura. Consuma mais ovos, carne magra e legumes, assim como gorduras boas, como abacate e nozes. Além disso, faça exercícios como caminhadas e agachamentos em casa.
Tipos de barriga que não são causados pelo excesso de peso
Post traz informações sobre 5 tipos de barriga que não são causados pelo excesso de peso, e como se livrar delas.
2. “Barriga de estresse”: nesse caso, geralmente a gordura se concentra em torno do umbigo, e é uma barriga espessa. As causas podem ser estresse crônico, com altos níveis de cortisol, pular as refeições, muito consumo de café, síndrome do intestino irritável e consumo de alimentos insalubres (nozes salgadas, batatas fritas, etc.)
Para se livrar deste tipo de barriga procure dormir cedo e ter uma boa noite de sono, assim não haverá interrupção na produção de leptina, um hormônio que ajuda a regular seu apetite e metabolismo. Além disso, tente relaxar antes de dormir, faça exercícios de respiração, tome um banho e faça meditação. Limite o consumo de café à noite. Evite fazer exercícios muito intensos, optando pelos mais leves, e procure incluir magnésio em sua dieta, pois é um mineral relaxante.
Foto: brightside
Foto: brightside
3. “Barriga baixa”: é quando a barriga inferior sobressai um pouco, mesmo em pessoas esguias. As principais causas incluem ter dado à luz recentemente, exercícios monótonos ou excesso de exercícios, além de dieta imutável e curvatura espinhal.
Para se livrar deste tipo de barriga faça uma dieta saudável e rica em fibras, evite fazer agachamentos, pois eles exercem muito esforço em sua parte inferior das costas, agravando a curvatura da coluna e deixando a barriga mais proeminente. Distribua melhor o exercício e não concentre-se em apenas uma parte do corpo. Além disso, beba mais água e consuma alimentos facilmente digeridos (legumes verdes) e proteínas leves (peixe e frango).
Foto: brightside
Foto: brightside
4. Barriga pós-gravidez: surge após dar à luz e parece que a mulher ainda está grávida. Depois do nascimento do bebê é mais difícil ter resultados – é preciso pelo menos 6 semanas para que a barriga volte ao tamanho normal. Após dar à luz, o ideal é esperar de 2 a 3 meses para começar a fazer exercícios. Além disso, o problema pode acontecer devido aos músculos da pelve não estarem muito firmes.
Para se livrar deste tipo de barriga inclua óleo de peixe na dieta e tente consumir gorduras saudáveis. Faça exercícios de Kegel: contraia e relaxe os músculos do assoalho pélvico de 15 a 20 vezes, e repita este exercício 5 vezes ao dia. Além disso, evite fazer agachamentos e abdominais (deixe seu corpo se recuperar da gravidez primeiro). Tire alguns cochilos e faça alongamentos antes de dormir, o sono irá intensificar a queima de gordura.
Foto: brightside
Foto: brightside
5. Barriga inchada: o estômago começa a inchar durante o dia. Isso pode ser resultado de alergia alimentar, intestino lento e desequilíbrio da flora intestinal.
Para se livrar deste tipo de barriga evite alimentos que não fazem bem, como substâncias não toleradas. As mais comuns são o glúten (presente em pães e massas, por exemplo) e os produtos lácteos processados (queijo e leite, entre outros). Consuma legumes frescos, carne, frango e peixe, e evite pão e doces por 2 semanas para ver se a barriga parou de inchar. Jamais pule o café da manhã.
Se o problema for o desequilíbrio da flora intestinal, prébióticos e probióticos podem ser a solução. São encontrados em repolho, alho e cebola, entre outros alimentos.
Foto: brightside
Foto: brightside

Cobrador de ótica é baleado nas costas durante assalto em Parnaíba

O cobrador de uma ótica identificado como Renan de 26 anos foi baleado durante um assalto, na tarde desta quinta-feira (04), na Rua Osvaldo Cruz no bairro Pindorama, em Parnaíba.


Segundo informações de uma amiga da vitima, dois bandidos abordaram o cobrador e uma amiga, que pediram o celular e uma reação da vitima, um dos bandidos atirou. O crime ocorreu por volta das 15h10min. De acordo com a amiga da vitima, Renan estava andando em direção ao carro, junto com a amiga de trabalho, quando os assaltantes chegaram.
Segundo ela, a dupla estava em uma moto CG Titan de cor preta, e logo rendeu dois com armas em punho, os bandidos exigiram que as vítimas entregassem os celulares. Em seguida, um dos assaltantes partiu para cima de Renan para abordá-lo. O elemento atirou em direção de Renan, que foi atingido com um tiro nas costas.

Após os disparos, a dupla fugiu. Uma ambulância do SAMU e uma do Corpo de Bombeiros fizeram os primeiros socorros a vitima, a Polícia Militar esteve no local e colheu informações dos suspeitos. A Polícia Civil deverá investigar o caso. 

Parnahyba vai inaugurar quiosque no Parnaíba Shopping com atrações do club

O time Parnahyba Sport Club (PSC) inaugura, no dia 12 de maio, quiosque no Parnaíba Shopping com diversas atrações para os parnaibanos amantes do futebol piauiense.
Resultado de imagem para Parnahyba Sport Club inaugura quiosque no Parnaíba Shopping
Com a presença de todos os jogadores do clube e torcidas organizadas, a programação do evento inclui a exposição dos troféus, desfile de peças como camisas, bonés, canecas e vários outros acessórios com a logomarca do time. Além da programação esportiva, o grupo de pagode e samba Tô Aki, faz apresentação musical na praça de alimentação do shopping, de 19h às 22h.
De acordo com o presidente do PSC, João Batista dos Santos Filho, todos os jogadores do time estarão presentes. “Vamos convocar a nossa torcida para lotar o shopping e falar dos títulos conquistados pelo clube que já possui 104 anos de história no futebol piauiense”, afirma.
Resultado de imagem para Parnahyba Sport Club inaugura quiosque no Parnaíba Shopping
Fundado no dia 1° de maio de 1913, o Parnahyba vem conquistando espaço no futebol profissional. Com 13 títulos no currículo, o time comemorou o tricampeonato nos anos de 2004, 2005 e 2006 e foi campeão em 2013, ano de centenário do clube.
ASCOM.

Aposta de SP leva R$ 41 milhões na Mega-Sena; veja os números sorteados

Uma aposta feita na capital paulista acertou as seis dezenas do concurso 1.926 da Mega-Sena e faturou prêmio de R$ 41,3 milhões. 
Dezenas sorteadas no concurso 1.926 foram 02, 03, 14, 20, 30 e 46; próximo sorteio ocorre no sábado e premiação estimada pela Caixa é de R$ 3 milhões.
Resultado de imagem para milhoes
O sorteio, realizado pela Caixa Econômica Federal, ocorreu no início da noite desta quarta-feira (3) na cidade de Anastácio, no Mato Grosso do Sul.
Fonte: IG 

Após série de homicídios, Parnaíba terá operação policial por tempo indeterminado

Após registrar uma série de homicídios, Parnaíba, no Litoral do Piauí, irá receber a partir desta quinta-feira (4) reforço policial. A Secretaria Estadual de Segurança realizará, por tempo indeterminado, a Operação Saturação. Foram quatro assassinatos em pouco mais de 24 horas.

De acordo com o secretário Fábio Abreu, equipes do Batalhão de Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (BpRone), policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e ainda cavalaria da Polícia Militar, devem reforçar o patrulhamento ostensivo em Parnaíba.
“Será uma operação por tempo indeterminado. Manteremos o reforço até que as equipes de Parnaíba tenham condições de continuar esse trabalho”, falou Fábio Abreu. O secretário não mencionou quantos policiais devem ser enviados ao Litoral.

O clima de insegurança na cidade imperou nos últimos dois dias com o registro de quatro homicídios. O caso mais recente ocorreu na manhã da terça-feira (2), quando um adolescente de 15 anos foi executado a poucos metros de sua residência no bairro Piauí. Segundo a Polícia Militar, vizinhos relataram que ouviram os disparos e chegaram a ver duas pessoas em um moto fugindo do local. Ninguém foi preso ainda.

No feriado da segunda-feira (1º), três pessoas foram assassinadas. Durante a noite, um homem foi executado dentro de um táxi em frente ao Terminal Rodoviário de Parnaíba, na Avenida Pinheiro Machado. A vítima, segundo a Polícia Militar, era um homem já investigado por tráfico de drogas.
Por: Denílson Freitas/Veja Parnaíba com informações do G1 Piauí

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Justiça determina prazo para destruição ou doação de armas

Armamento poderá ser doado a órgãos de segurança pública ou às Forças Armadas, que deverão manifestar interesse pelos objetos apreendidos.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou, nesta terça-feira (2), que armas de fogo apreendidas devem ser encaminhadas para destruição ou doação, em até 48 horas, pelo juiz competente ao Comando do Exército. 
A resolução foi publicada no Diário Oficial da União desta terça. As armas podem ser doadas aos órgãos de segurança pública ou Forças Armadas - qualquer órgão pode demonstrar interesse pelas armas à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP).
Segundo o texto, o órgão de segurança pública responsável pela apreensão do armamento deverá manifestar à Senasp o interesse pela doação das armas apreendidas, da data de apreensão até dez dias após o envio das armas pelo juiz competente ao Comando do Exército.
Também deverá indicar sua necessidade do armamento e a obediência ao padrão e à dotação. A Senasp decidirá sobre a destinação até cinco dias após receber as manifestações.
Nos casos em que a marca ou o número de série das

armas de fogo a serem doadas tenham sido suprimidos ou adulterados, as armas deverão ser remarcadas para que sejam integradas ao acervo do órgão ou instituição, na forma das normas estabelecidas pelo Comando do Exército.
Por: Denílson Freitas/Veja Parnaíba com informações do site Brasil

Aplicativo WhatsApp está fora do ar em todo o planeta


O número de reclamações sobre o WhatsApp "fora do ar" aumentou na tarde desta quarta-feira (3). Internautas relatam a dificuldade de enviar e receber mensagens pelo mensageiro, considerado o aplicativo mais usado do Brasil – com mais de 100 milhões de adeptos, segundo levantamento de 2015.
De acordo com o site Outage Report, especializado em monitorar serviços online, já faz mais de 40 minutos que o mensageiro parou de funcionar. A quantidade de queixas sobre ele disparou: normalmente há um relato por hora sobre o mensageiro, enquanto na última hora aumentou para mais de 750.
A pane afeta a versão do WhatsApp para celulares Android, para iPhone e também para computadores, conforme apurou a redação do TechTudo. No entanto, outros sistemas, como o Windows Mobile, também podem estar com dificuldades para exibir as mensagens do aplicativo.
Além disso, o problema é verificado tanto na rede 4G/3G quanto no Wi-Fi.
Ao digitar e enviar uma mensagem, o aplicativo exibe somente um tick cinza, o que quer dizer que o conteúdo chegou aos servidores do WhatsApp. O segundo tick cinza indicaria que a mensagem chegou até o celular de destino. Por fim, os dois ticks azuis confirmariam que o destinatário recebeu e leu a mensagem.
A assessoria do WhatsApp no Brasil não se manifestou até a publicação deste texto.
O principal concorrente do mensageiro é o Telegram, mantido por um investidor russo radicado em Berlim, na Alemanha. O TechTudo listou cinco recursos que WhatsApp tem e que o principal rival fica devendo. Conheça também outras alternativas ao serviço.

Fonte: G1

Greve dos Correios no Piauí é mantida após assembleia

grevecorreiosVinte e seis dos 36 sindicatos de trabalhadores dos Correios decidiram nesta terça-feira (02/05), em assembleia da categoria, manter a greve iniciada no dia 27. Os demais sindicatos ainda não tinham informado o resultado até o fechamento desta matéria. Uma nova assembleia será feita na quinta-feira (04/05).
Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares, nesta quarta-feira (03/05) haverá uma reunião, às 10h, com o presidente da empresa. Às 15h haverá uma mediação no Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Os sindicatos que mantiveram a paralisação são: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, São José do Rio Preto, São Paulo (capital, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Campinas, Bauru e Ribeirão Preto) e Santa Catarina.
Fonte: Agência Brasil

Motoqueiro sofre fratura exposta na perna em acidente com carro

Um jovem ficou grave após colidir de moto em um carro e ter fratura exposta em sua perna. O acidente aconteceu no fim da manhã desta quarta-feira (03/05). Por volta das 11h15min no cruzamento das ruas Franklin Veras com Marechal Pires Ferreira Bairro de Fátima em Parnaíba (PI).
De acordo com o Cabo Rafael do PPtran da Polícia Militar o jovem seguia em uma moto “Pop 100” placa de Parnaíba NIJ-5886, sentido leste/oeste, quando um carro Ford K com placa de Camocim (CE), PMO-1709 que seguia sentido contrário; tentou dobrar e houve a colisão.

O jovem teve fratura exposta além de outros ferimentos pelo corpo e foi ao hospital para ser melhor avaliado. O SAMU realizou os primeiros socorros a vítima de nome não revelado. Os ocupantes do veículo sofreram susto e prejuízo material.
Por: Denílson Freitas/Veja Parnaíba

Carlson Pessoa protesta contra o caos na segurança em Parnaíba

No retorno dos trabalhos do Poder Legislativo ocorrido na noite desta terça-feira (02), o vereador Carlson Pessoa (PPS), protestou contra o caos instalado na segurança pública de Parnaíba, onde quatro assassinatos foram registrados em 30 horas. O parlamentar cobrou providências do governador Wellington Dias (PT), que de acordo com ele, “virou as costas para Parnaíba, não enviando nenhum efetivo policial para a cidade nos últimos anos, além de se negar a fornecer novas viaturas e armamento para os policiais”.
Ele lembrou que os últimos investimentos feitos na corporação da Polícia Militar foram na época em que Zé Filho foi governador do Estado e que a segurança pública no litoral estava precisando de um choque de gestão. “Zé Filho deixou cinco motos novas, sendo que dessas, hoje restam apenas duas. Deixou Hilux, munição, mas com o tempo foram se desgastando sem que fossem repostas. Assim não dá”, protestou.

Para o vereador, o poder municipal tem feito sua parte, restaurando a iluminação pública da cidade e repondo 2 mil novas lâmpadas. No entanto, não tem conseguido o apoio do Estado, que por sua vez, tem pecado desastrosamente. Carlson informou ainda que neste ano Parnaíba perdeu 25 policiais que foram para a reserva, enquanto o governador não enviou nenhum profissional para suprir a lacuna. “Foram enviados policiais para Teresina, para Picos e outros municipios, mas para a nossa cidade não veio nenhum. Enquanto isso, a população vive assustada com essa crescente onda de violência. Lamentável! Deixo aqui meu protesto e peço providências”, concluiu.

Por Luzia Paula / Ascom

MEC prorroga prazo de renovação do Fies para 31 de maio

Aditamentos deverão ser realizados pela internet, na página do Sistema Informatizado do Fies (SisFies).


O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, prorrogou para o dia 31 de maio o prazo para renovação semestral dos contratos de financiamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Inicialmente, a renovação terminaria neste domingo (30). 
De acordo com portaria publicada nesta sexta-feira (28) no Diário Oficial da União, está prorrogado também o prazo para a realização de transferência integral de curso, ou de instituição de ensino, e de solicitação de dilatação do prazo de utilização do financiamento, respectivamente, referente ao 1º semestre de 2017.
Os aditamentos deverão ser realizados por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFIES).
O Fies oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O aluno só começa a pagar a dívida após a formatura.
O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Atualmente, mais de 2 milhões de estudantes participam do programa.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Diário Oficial da União 

Grávida vê namorado sendo degolado e é estuprada no interior do Piauí

Crime bárbaro foi registrado por volta da meia-noite no município de Uruçuí, a 453 km de Teresina. Uma jovem foi obrigada a assistir o próprio namorado sendo degolado e em seguida foi estuprada. Ela é menor de idade e está grávida de cinco meses. 
Resultado de imagem para grávida estuprada
Imagem ilustrativa 
Quatro adolescentes foram apontados como autores dos crimes. Três deles já foram apreendidos. 
"Tres menores abordaram um casal de namorados que se encontravam na ponte que faz divisa entre a cidade de Uruçuí-PI e Benedito Leite-MA. Em seguida, eles levaram as vítimas para um matagal, degolaram o rapaz e jogaram o corpo no Rio Parnaíba. Depois, estupraram a moça que está grávida de cinco meses e conseguiu fugir. A mulher acompanhou a morte do namorado", conta o delegado regional de Uruçuí, Diego Pascoal.
As vítimas não tiveram a identidade revelada. Até o momento, o corpo do rapaz não foi localizado. A vítima está bastante abalada psicologicamente e está sendo acompanhada pelo Conselho Tutelar e equipes multidisciplinares de apoio à mulher.
Os menores infratores serão ouvidos na manhã desta quarta-feira (03). A motivação para o crime está sendo apurada, mas há informações de que o jovem degolado teria uma dívida de drogas de R$ 100 com os menores infratores.
O delegado acrescenta ainda que o trio já é bastante conhecido das polícias Civil e Militar. 
Por: Denílson Freitas/Veja Parnaíba com informações do Cidadeverde.com