sábado, 29 de abril de 2017

Vídeo: vítima de assalto persegue e atropela suspeitos

Dois suspeitos de assalto na zona Leste de Teresina foram capturados por populares depois que uma das vítimas perseguiu e atropelou os dois. O caso aconteceu na tarde de hoje (29), no bairro Morada do Sol, zona Leste de Teresina. Os homens foram levados ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). 
O comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, major Flávio Pessoa, informou que a dupla é suspeita de assaltos no Vale do Gavião, na Morada do Sol e em diversos outros bairros da zona Leste. 
"Com eles nós encontramos alguns produtos que eles não souberam explicar a origem, como celulares e dinheiro. Eles estavam também com uma arma de brinquedo", informou. 
Durante um dos assaltos, um homem que conduzia um Palio de cor preta e foi abordado pela dupla em uma motocicleta, perseguiu os dois e conseguiu derrubá-los do veículo. 
A população tentou linchá-los, mas a polícia foi acionada e os dois não ficaram gravemente feridos. O  major disse ainda que os dois afirmaram ser adolescentes, mas a polícia descobriu que haviam mentido. 
A dupla ainda não foi identificada e a polícia busca documentos para fazer a autuação na Central de Flagrantes. No momento, os homens recebem atendimento no HUT. Os ferimentos, segundo a polícia, foram leves. 
Cidadeverde.com

Humorista "ex-casseta e planeta" apanha e é expulso de manifestação no Rio durante matéria

O ex-Casseta & Planeta Marcelo Madureira possui um canal no Youtube em que fala sobre política.

E para o mesmo, Madureira foi cobrir o que chamou de “CarnaCUT”, uma espécie de “carnaval da CUT” ou manifestação popular com membros desse sindicato, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira.
Quem o conhece sabe que suas opiniões políticas são muito diferentes da esquerda, representada principalmente pelos partidos PT, PSOL e PC do B aqui no Brasil.
O fato é que, durante um momento em que contracenava com a câmera, Madureira foi empurrado por um dos “manifestantes”. Outro tentou abaixar o seu microfone. O cinegrafista do ex-Casseta também apresentou sinais de agressão, pois tremeu com a câmera várias vezes durante o tumulto.
Por fim, Marcelo acabou sendo expulso do ato aos gritos de “fascista”, “canalha” e “golpista”. Veja o vídeo:

Fonte: TV em Foco

Família comunica falecimento do conhecido mecânico "Piauí"

Francivando Silva Moraes conhecido como Piauí. Ele faleceu em Minas Gerais de acidente automobilístico. Ele morava atualmente em Fortaleza no Ceará e seu corpo está sendo trasladado para Parnaíba com previsão de chegada no domingo onde será velado em velório na Paz Eterna.
Edição: Blog do Pessoa

Joice Hasselmann é agraciada por Mão Santa com a Medalha do Mérito Municipal

Um dos maiores símbolos anti-corrupção da atualidade, a jornalista, escritora e ativista política paranaense Joice Cristina Hasselmann, desde ontem está em Parnaíba e recebeu na manhã desta sexta-feira (28), das mãos do prefeito Mão Santa, a  Medalha do Mérito Municipal em homenagem à luta, garra e coragem que a militante tem empreendido contra a corrupção na política brasileira.
Falando sobre corrupção, Mão Santa disse, em sua saudação à homenageada, que em toda sua trajetória política nunca viu tanta mazela e mancha como no atual momento que o Brasil enfrenta.  Ele exaltou o trabalho feito por Joice, Sérgio Moro e demais brasileiros que enfrentam tais desmandos.
“Aprendi com Ulisses Guimarães que o cupim é quem corrói a democracia e nunca vi tanto cupim non Brasil, inclusive aqui em Parnaíba onde acabamos de matar com a derrota do PT”, disse.
Joice, ao fazer uso da palavra, elogiou a bravura do povo parnaibano que “escanteou” o PT do poder público municipal nas últimas eleições. Ela reconheceu que essa não foi uma tarefa fácil “pois o PT é uma organização criminosa, ditatorial que sabe traçar suas estratégias maléficas contra o crescimento e o progresso do Brasil”, disse de forma enfática, sob os aplausos do auditório lotado.
A ativista também teceu críticas ao governador Wellington Dias (PT), que tem criado cargos para aliados políticos a fim de se manter no poder. Joice falou ainda em consciência política e disse que é preciso levar os jovens a pensarem de forma livre. “Precisamos criar crianças que tenham liberdade de consciência, crianças que entendam e defendam a meritocracia”, ponderou.
Por criticar e levantar abertamente a bandeira anti-corrupção, por mais de uma vez ela já foi ameaçada de morte e teve sua casa invadida e saqueada.  “Mas não tenho medo e não desisto do meu País. Parnaíba tem dado o exemplo, assim como Curitiba tem dado o exemplo para o Brasil, mas ainda temos muito mais trabalho pela frente, não vamos nos entregar”, encorajou.
A jornalista criticou o movimento da Central Única dos Trabalhadores (CUT), realizado hoje em todo o País, que fez muitos trabalhadores pararem suas atividades. “Eles fizeram os trabalhadores pararem em favor de um movimento petista disfarçado de luta contra a reforma trabalhista. Precisamos acabar com essa roubalheira. Todo o dinheiro usurpado anualmente no Brasil leva recursos que seriam para investimentos na nossa saúde, na nossa alimentação e na nossa educação, por isso, costumo dizer que a corrupção mata”, afirmou.
Por fim, a homenageada, que é casada com um piauiense, agradeceu a honraria e explicou sua relutância em aceitar os inúmeros convites que tem recebido de outros prefeitos, a fim de não ligarem a sua figura a filiação partidária de nenhuma espécie.
“Quero agradecer de coração a medalha. Já recebi esse convite de muitos prefeitos para ser homenageado e reluto, mas conheço a história do Mão Santa e sei que ele também tem lutado para livrar Parnaíba desse sistema político. Me sinto cidadã piauiense e agora passo a me sentir cidadã parnaibana. Muito obrigada”, finalizou.
Sobre a homenageada      
Joice trabalhou na Rádio CBN, na BandNews FM, na revista Veja, como apresentadora do TVeja, na RIC TV, afiliada da TV Record, além de passar pelo SBT e pela Rede Massa. Atualmente é jornalista independente, além de fazer participações em palestras e congressos País afora.


A jornalista ganhou notoriedade nacional ao empreender críticas ferrenhas e contundentes ao governador do Paraná Beto Richa e aos ex-presidentes Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.(Sup. de Comunicação -PMP)

Motoqueiros param caminhão na bala e levam cerca de sete mil reais

Criminosos pararam com tiros um caminhão de uma empresa de arroz que fazia entregas na cidade de Luís Correia (PI). O Fato ocorreu por volta das 21 horas desta sexta feira na BR 343 próximo a entrada para a Lagoa do Portinho quando o caminhão seguia para Parnaíba (PI).
De acordo com o motorista que preferiu não ser identificado; três bandidos em duas motos abordaram os dois ocupantes do caminhão ordenando a parada do veículo e logo em seguida dispararam pelo menos três tiros, dois deles atingiram o para brisa, para não ser atingido o motorista se abaixou e perdeu o controle do caminhão que saiu da pista.

Em seguida dois bandidos deram proteção para que o terceiro fosse até o motorista e seu companheiro e roubaram sete mil reais conforme informações das próprias vítimas. Nossa reportagem chegou ao local e a polícia não se encontrava, apenas os ocupantes do veículo ainda bem assustados aguardando o reboque. Até o fim desta matéria ninguém havia sido preso. A Força Tática, PRF e outras equipes da PM foram até o local do crime.
Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Jovem vai grave a hospital após acidente de carro com moto envolvendo carreta

No início da noite desta sexta-feira (28/04) ocorreu grave acidente deixando um motociclista em estado grave. A colisão entre o veículo Gol com placa de Parnaíba e uma moto Honda Fan placa também de Parnaíba; aconteceu na Av. João Silva Filho próximo ao comercial Tem Tudo e ao posto Piauí. Segundo testemunha o carro teria invadido a preferência da moto que seguia sentido centro.
Com o forte pancada da batida a moto bateu ainda em uma carreta estacionada próximo. O SAMU teve que socorrer a vítima que teve graves ferimentos e foi levado ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde.

O Condutor do veículo foi detido ainda no local por policiais militares e seria submetido ao teste de alcoolemia (bafômetro). A equipe do PPtran esteve no local realizando procedimentos que podem apontar detalhes do acidente e deve apresentar o condutor do veículo as autoridades policiais.
Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

Crianças são internadas após comerem balas com chumbinho em MG

Dois irmãos, de três e oito anos de idade, foram internados nesta quarta-feira após ingerirem balas envenenadas com chumbinho em Monte Carmelo (MG). Segundo a Polícia Militar, as crianças brincavam na rua onde moram, no bairro Jardim Oriente, quando consumiram as balas que encontraram no chão e na sequência passaram mal, sendo internadas no Pronto Socorro Municipal da cidade.
Em frente à casa, estavam três balas que continham chumbinho, um tipo ilegal de veneno que é utilizado majoritariamente contra ratos, apesar ser proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No pronto socorro, as duas crianças passaram por uma lavagem intestinal e estão bem, mas permanecem internados. Em observação, o mais novo foi encaminhado ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).
Segundo a PM, o responsável pelo envenenamento não foi encontrado e o caso será investigado. De acordo com cartilha da Anvisa, chumbinho é produzido e vendido por meio de contrabando no país e, em caso de ingestão humana, pode causar sintomas graves, como náuseas, vômito e taquicardia em menos de uma hora. A entidade ressalta, também, que a substância não é eficaz como raticida.
Fonte: Veja

População de Parnaíba recebe orientações de acadêmicos sobre declaração de IR

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda encerra na sexta-feira (28) e muitos contribuintes ainda não entregaram o documento. Pensando nisso, um estande foi montado no Parnaíba Shopping para que a população possa receber orientações sobre o imposto.
 
A ação faz parte das comemorações pelo Dia da Contabilidade, celebrado no dia 25 de abril. De acordo com a professora Lidiana Fonseca, acadêmicos, com a supervisão de professores, atendem a população de Parnaíba até sexta-feira (28). “Ficaremos até a noite de sexta-feira, tirando as principais dúvidas da população”, explica.
 
A estudante de Contabilidade, Maiara Nascimento, acrescenta que a abertura do evento também contou com a exposição de símbolos e peças antigas da contabilidade. “Durante a abertura contamos a história da Contabilidade, desde a seu surgimento até os tempos atuais. Os alunos também estão conhecendo na prática como funciona a profissão do contador”, afirma.
 
Muitos parnaibanos que passaram pelo estande elogiaram a ação. O visitante Paulo Meireles conta que o evento é de grande importância para as empresas e toda a comunidade. “Eu acho muito importante esse evento porque mostra que a contabilidade é uma ciência que está sempre buscando ser inserida no meio. A contabilidade, muitas vezes, só é lembrada no período de entrega da declaração do imposto de renda, mas é interessante ressaltar que ela faz parte do dia a dia. Todo final de mês, precisamos fazer em casa a nossa contabilidade para fecharmos as nossas contas”, elogiou.

O atendimento aos contribuintes parnaibanos acontece no Parnaíba Shopping das 10h às 22 horas.
Ascom/Parnaíba Shopping

Greve: Veja o que funciona ou não nesta sexta em Parnaíba

Os Correiros embora tendo paralisação em todo Brasil; a agência do Centro de Parnaíba funciona normalmente. Os correios da rua Caramurú fechou para atendimento devido os graves problemas vividos em todo o país e só funciona como depósito; porém em Parnaíba no centro e no Parnaíba Shopping continuam funcionando.




As lotéricas estão funcionando normalmente em Parnaíba. Na imagem uma delas abril logo cedo no centro da cidade para atendimento ao público.



A Central de Flagrantes da Polícia Civil e o complexo da polícia judiciária em Parnaíba estão paralisadas e só atendem casos de urgência como homicídios, estupros, e violência ao idoso.



Outra dúvida das pessoas era sobre o atendimento no Detran e em Parnaíba a Ciretran está funcionando normalmente conforme fomos informados no balcão de atendimento. E o fluxo é calmo no começo da manhã.


Nossa reportagem sentiu ausência da Polícia Militar que sempre se posiciona neste ponto na Praça da Graça próximo as agências bancárias. O Gari trabalha a todo vapor, como mostra a imagem.
Casos de vandalismo não foram registrados em Parnaíba até o momento como ocorrem em outras cidades pelo Brasil onde as manifestações são mais intensas.
Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

Conta do Twitter do Governo do Piauí é invadida por hacker

A conta do Twitter do Governo do Estado do Piauí (@governodopi) foi vítima de uma invasão de hacker na tarde desta quinta-feira (27). Por volta das 14h30 a página mudou a foto de perfil e fez várias postagems. Entre as diversas publicações humorísticas havia crítica a situação das estradas e ainda cartaz de divulgação da greve geral, anunciada para esta sexta-feira (28).
O perfil chegou a ser usado pelo hacker por cerca de 15 minutos, mas em seguida foi recuperado pela Coordenadoria de Comunicação do Estado.
O governo do Estado se posicionou através de nota.
"Todos os procedimentos de segurança foram tomados imediatamente ao detectar a invasão. O invasor foi combatido e o sistema de segurança de todas as redes sociais do Governo foi reforçado."
Por: Denílson Freitas/Veja Parnaíba com informações e imagem do Cidade Verde

Homem é preso acusado de roubo de moto e entrega furto a vítima

Um homem conhecido por “Catolé” foi preso acusado de roubo de uma motocicleta. Fato ocorrido nesta quinta-feira (27/04) no conjunto João 23 por volta de uma hora da tarde. Segundo a polícia o dono da moto identificou o ladrão que furtou seu veículo e levou os policiais até Carlos Alberto Rufino Rodrigues de 27 anos.
Segundo a polícia Carlos ainda tentou negar, mas mediante provas ele disse que havia deixado a moto na casa de um conhecido por falta de gasolina e acabou entregando a moto que estava no povoado Olho d’água que fica na zona rural da cidade.

No local foi entregue a moto XTZ preta com placa HWZ-9023 de Forquilha CE. Mediante os fatos “Catolé” foi levado a Central de Flagrantes de onde foi liberado por não ter sido preso em flagrante. A Polícia Civil cuida do caso.
Por: Denílson Freitas/Veja Parnaíba 

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Conheçam quem é o criador do jogo macabro “Baleia Azul” e sua mente diabólica

Nas últimas semanas pais e mães que tem filhos adolescentes estão simplesmente pasmos e alarmados com o alastramento do jogo “Baleia Azul”, as mídias sociais estão fazendo um trabalho sensacional de tentar divulgar ao máximo os perigos que estão envolvidos nessa nova febre entre adolescentes.
A ‘brincadeira’ de péssimo gosto é divulgada exclusivamente por mensagens de celular. No Brasil os convites para participar do jogo macabro chegam através de mensagens no aplicativo WhatsApp e já se espalhou por todo o território nacional, (vale lembrar que os criadores do aplicativo WhatsApp não tem nenhuma participação nisso). Pelas últimas informações pelo menos 15 adolescentes já perderam a vida em vários estados do país por terem se envolvido com o jogo Baleia Azul.

Porém muitas pessoas ainda não sabem é que o criador e proliferador da ideia já está preso. Ao que tudo indica o jogo teria sido criado na Rússia, por um homem, que se aproveita dos momentos de vulnerabilidade das pessoas para incentivá-las ao suicídio. As informações dão conta que esse homem já teria sido identificado por vários outros crimes online, e que estaria preso desde 2015.
A ideia macabra de criar um jogo que tem cinquenta passos a serem cumpridos teria sim sido inventado por esse mesmo homem para poder aliciar sobretudo adolescentes que estivessem passando por um momento crítico em suas famílias ou mesmo em sua vida pessoal.
Vejam o vídeo e conheçam o homem responsável pela criação desse jogo tão macabro:


Jovem é preso por envolvimento com tráfico de drogas em Parnaíba

O jovem Josuel Pereira dos Santos da Silva, 22 anos, foi preso por volta de 01h desta quinta-feira (27/04) na Avenida Cândido Oliveira, Bairro Frei Higino, em Parnaíba, ao ser flagrado com 15 pedras de crack e R$ 50,15 em dinheiro.  A abordagem foi realizada por uma guarnição do Grupamento de Atendimento Especializado à Criança, à Mulher e ao Idoso (GAECIM), comandada pelo sargento Viana Neto, tendo como patrulheiros os cabos S. Lima e Kílvia e o soldado Otaniel.
Josuel Pereira dos Santos da Silva
Os policias faziam rondas de rotina quando avistaram Josuel. Ao tentar aproximação, o homem ousou fugir; mas foi interceptado pelos policiais. Segundo o sargento Viana, o Josuel afirmou que a droga era para consumo próprio; mas o dinheiro estava todo trocado em cédulas de dois e cinco reais, e os policiais entenderam como sendo trafico de drogas. O jovem foi levado para a Central de Flagrantes e autuado pelo comércio de entorpecentes.
dinheiro e crack
Por Daniel Santos/Imagens Polícia Militar 

Mundo: Coreia do Norte diz que está pronta para ir até o fim em confronto com os EUA

A Coreia do Norte disse que não teme a intimidação dos Estados Unidos e está pronta para ir até o fim no confronto entre as duas nações, segundo a missão da Coreia do Norte às Nações Unidas em um comunicado divulgado à imprensa nesta quarta-feira (26). 
InfoMoney (Reprodução)A missão disse ainda que o governo norte-coreano reagirá à intimidação dos Estados Unidos com uma guerra nuclear e o país "certamente ganhará a vitória na luta contra os imperialistas norte-americanos".
A missão acrescentou que as autoridades do governo Trump estão tentando levar a República Popular Democrática da Coreia - o nome oficial do país - à submissão, lançando grupos de ataques de aeronaves um após o outro para as águas ao largo da península coreana, mas esse tipo de intimidação e a chantagem nunca vai assustar a RPDC.
Fonte: Informoney

Mega-Sena sorteou maior prêmio do ano nesta 4ª; veja o resultado

Dinheiro; real© image/jpeg Dinheiro; real
São Paulo – A Caixa Econômica Federal realizou o sorteio do maior prêmio do ano nesta quarta-feira. Após a Mega-Sena acumular novamente no sábado, são 97 milhões de reais em jogo no concurso 1.924.
Os números sorteados em Franco da Rocha (SP) foram: 12 16 30 52 53 58.
Fonte: Exame.com

quarta-feira, 26 de abril de 2017

População da cidade de Ilha Grande sofre com transtornos causados por obra do governo do estado que se arrasta há anos

A população da cidade de Ilha Grande do Piauí estão temendo os transtornos que terão que passar por conta dos serviços feitos pelo governo do estado através da empresa Via Tec, isso por que a empresa desfez um trecho de asfalto de aproximadamente um quilômetro e até hoje não colocou asfalto novo.


O maior perigo é quando chove e o trecho de areia fica um verdadeiro lamaçal, impedindo passagem de motociclistas, carros por pouco não atolam e pedestres se ariscam a quedas. Além da sujeira, prejuízos materiais e risco de saúde a empresa não comunica os procedimentos a população que é surpreendida.


A obra já se arrasta desde o governo passado e a gestão de Wellington Dias (PT), dá sinais de que não termina até o fim destes quatro anos de mandato; tendo em vista as inúmeras paralisações e o trecho entre Parnaíba até a entrada do centro da cidade de Ilha Grande.
Edição: Blog do Pessoa

Saiba quais serviços vão parar durante a greve geral na sexta

CARTAZ ANUNCIA GREVE GERAL EM SP© CRIS FAGA/FOX PRESS PHOTO CARTAZ ANUNCIA GREVE GERAL 
Centrais sindicais de todo o país convocaram para esta sexta (28) a uma greve nacional contra a aprovação da reforma da Previdência e das leis trabalhistas pelo governo Michel Temer (PMDB).
Veja também
Saiba quais serviços deixarão de funcionar na data prevista:
Pilotos e comissários de voo
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) declarou estado greve ( podem deixar de trabalhar a qualquer momento) em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Campinas. Uma nova reunião deve acontecer na quinta (27).
Metrô, ônibus e CPTM
O sindicato dos Metroviários, responsável pelas Azul, Vermelha, Verde e Lilás do Metrô, decidiu em assembleia que vai paralisar as atividades. Apenas a Linha 4-Amarela funcionará normalmente. Os representantes da CPTM comunicaram estado de greve. Linhas de ônibus também serão paralisadas.
Bancos
Agências bancárias de todo o estado estarão de portas fechadas no dia da greve.
Professores
Contrários às mudanças na Previdência Social, professores da rede estadual de ensino vão aderir à paralisação. Na última sexta (22), representantes dos professores, auxiliares e técnicos da rede particular  anunciaram que também irão parar nesta sexta (28).
Servidores municipais
A participação está confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo (Sindsep)  desde o dia 11 deste mês. Em entrevista à Super Rádio AM, nesta terça (25), Doria afirmou que os funcionário que aderirem à greve terão o dia descontado.
Fonte: Veja SP

Acidente entre motos com vítima fatal foi registrado na PI 116 em Luis Correia

Uma mulher identificada por Luzia Raimunda dos Santos moradora de Luís Correia (PI), foi vítima de um acidente quando pilotava uma moto honda biz e colidiu contra outra moto do mesmo modelo. O acidente aconteceu por volta das 9h30min na PI 116 praia Peito de Moça.

Segundo informações do Capitão Galeno da Polícia Militar de Luís Correia a moto da vítima fatal teria invadido a Avenida Coqueiro (PI 116) quando houve a colisão com a segunda moto pilotada por um homem identificado por "Nilson" que seguia do centro sentido praia do Coqueiro. “A vítima fatal foi ao óbito de imediato e o outro condutor teve ferimentos e foi atendido pelo SAMU ao hospital e se encontra fora de perigo”. Disse o Capitão Galeno da CIPTUR.


O IML e a perícia criminal foram ao local registrar o acidente e fazer a remoção do corpo para exames em Parnaíba (PI). O PPtran (Pelotão de Policiamento de Trânsito), também esteve no local para procedimentos necessários.
Por: Denílson Freitas/Blog do Pesosoa

Surfando na onda: Lula e governador Wellington recebem indígenas em Brasília

Resultado de imagem para Lula e governador Wellington recebem indígenas em Brasília

O governador do Piauí, Wellington Dias, participou ao lado do ex-presidente Lula, de encontro com representantes indígenas que estavam na 13ª Conferência Nacional em Brasília nesta terça-feira (25). Na oportunidade, os índios convidaram o governador a visitar, juntamente com a bancada petista da Câmara e do Senado, o acampamento instalado na Esplanada dos Ministérios.
Na reunião foi tratado sobre a possibilidade de os jogos indígenas serem realizados no Estado. Eles pediram o apoio de Lula e da bancada no Congresso para pauta federal e nos Estados, que tratam principalmente da violência contra os líderes indígenas.
Antes, houve confronto dos índios com a Polícia Militar. Eles tentaram entrar no Congresso Nacional e foram impedidos. A PM atirou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar o grupo.
Após a confusão na entrada da Chapelaria, um dos acessos ao Congresso Nacional, os índios voltaram a ocupar o gramado em frente ao prédio e fecharam as pistas dos dois sentidos da Esplanada dos Ministérios.
Informações da Agência Brasil

Mineradora apresentará relatório de impacto na exploração de gás no Piauí

A empresa Ouro Preto Óleo e Gás S/A – que ganhou a licitação para explorar petróleo e gás natural no Piauí – apresentará os estudos de impacto ambiental nesta quarta-feira (25). A audiência será mais uma tentativa da mineradora de convencer as autoridades que não há risco de vazamento de produtos tóxicos ou prejuízo ao meio ambiente. 
A Justiça federal – em decisão em dezembro do ano passado – proibiu a exploração do gás no Estado. Segundo o juiz federal Derivaldo de Figueira Bezerra Filho em laudos analisados há conclusões preocupantes. Entre eles, ao de despejos de resíduos da atividade na represa de Boa Esperança, em Guadalupe, além do comprometimento da área de conservação. 
A audiência acontecerá a partir das 8h na sede da Fiepi, no bairro Redenção. 
A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) leiloou, no Estado, três blocos de exploração de gás e petróleo que atingirá 15 municípios piauienses. 
A jornalista Tânia Martins, da Rede Ambiental do Piauí (Reapi), informou ao Cidadeverde.com que já houveram audiências nas cidades de Ribeiro Gonçalves e Floriano. A de Teresina, que acontecerá nesta quarta-feira foi solicitada pela rede para que a discussão fosse ampliada com a participação de mais órgãos competentes.
“Fomos surpreendidos, pois ficamos sabendo da audiência um dia antes e não há tempo para uma maior mobilização”, disse Tânia Martins.
Ela ressaltou que a Reapi é contra a exploração do gás xisto, já que não existe uma tecnologia segura para a exploração do material. 
“Entendemos que é uma exploração perigosa. É uma rocha que fica a 3 km abaixo da terra, presa a mais de três mil anos e mexer nisso pra quê? Vamos lutar para que isso não aconteça”, disse. 
“A reunião técnica decorre de um compromisso assumido pela SEMAR durante a audiência pública ocorrida em 15/02/2017, na cidade de Floriano-PI, onde a empresa discutiu com a população o Estudo de Impacto Ambiental – EIA e respectivo Relatório de Impacto Ambiental - RIMA para o licenciamento do empreendimento. Na oportunidade, firmou-se o compromisso de detalhar, em reunião realizada em Teresina, aspectos técnicos e ambientais da atividade em questão”, explica o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Ziza Carvalho.
Estarão presentes no evento, dirigentes e técnicos de instituições públicas, de representações de classes, do legislativo, do Ministério Público, professores universitários, organizações do terceiro setor, dentre outras. 
Sobre a exploração de petróleo e gás
O superintendente de Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé, enfatiza que o empreendimento é destinado à prospecção de petróleo e gás natural, na Bacia do Parnaíba, cuja locação dos poços poderá abranger os municípios de Marcos Parente, Landri Sales, Jerumenha, Sebastião Leal e Canavieira – no bloco PN-T-151; Amarante, Arraial, Francisco Ayres, Floriano, Cajazeiras do Piauí, Nazaré do Piauí, Oeiras, São Francisco do Piauí e Regeneração – no bloco PN-T-137; e Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro – no bloco PN-T-165, no estado do Piauí. A bacia do Parnaíba é a quinta maior produtora de gás natural no Brasil e a Ouro Preto já investiu cerca de R$ 30 milhões, em coleta e processamento de dados. A extração de gás e petróleo deve começar ainda este ano.
Cidadeverde.com

MPF entra com ação contra o governo do Piauí para proibir jogos lotéricos


O Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI) ingressou com uma ação civil pública com pedido de liminar contra o Estado do Piauí, para que sejam interrompidas, imediatamente, a exploração de toda e qualquer forma de jogos lotéricos pela Lotepi
Para o MPF, a exploração dos jogos lotéricos pelo Estado do Piauí ocorre de forma inconstitucional e ilegal, na medida em que o serviço público de loteria é exclusivo da União desde a edição do Decreto-Lei 204/1967, sendo a regulamentação respectiva privativa desse ente federal.
Embora esse decreto-lei tenha mantido, excepcionalmente, as loterias estaduais existentes à época, não é o caso do Piauí, pois a loteria do Piauí, criada pela Lei 1.825/1959, encontrava-se desativada há cerca de vinte e seis anos; e também estava formalmente extinta com a reforma administrativa implementada no Estado por meio da Lei Complementar 162/2010.
De acordo com o MPF, ao extinguir o ente de sua Administração Pública indireta responsável pela prestação do serviço público de loteria, que é de titularidade da União, o Estado do Piauí abdicou expressamente dele e  destinou o acervo patrimonial daquela para a Secretaria da Fazenda, sem nada dispor sobre a prestação do aludido serviço.
Nesse contexto, a recriação da loteria estadual, inclusive com a implementação de modalidades inéditas de jogos em plataforma virtual (Loteria Instantânea Virtual “Raspe Show”; Loteria Virtual de Cota Fixa “Bt-Bilhete Tradicional; e Loteria Virtual de Prognósticos Numéricos “Super 26”), viola frontalmente o Decreto-lei 204/1967 e a Constituição da República. 
A ação foi ingressada pelos procuradores da República Patrício Noé da Fonseca e Marco Aurélio Adão, no início deste mês, e é baseada no inquérito civil público nº 1.27.000.001734/2016-82, instaurado na Procuradoria da República no Piauí, a partir de notícias veiculadas pela imprensa local de que o Governo do Piauí promoveu a reativação da sua loteria estadual. 
 A Secretaria de Fazenda informou que ainda não foi notificada da ação, no entanto, assim que isso acontecer, vai fazer sua defesa no processo.
Em Parnaíba tem uma unidade da loto show:
Resultado de imagem para loto show em parnaiba
Fonte: Cidadeverde

terça-feira, 25 de abril de 2017

STF revoga pedido de liberdade e manda goleiro Bruno de volta para a prisão

Durou menos de um mês a nova aventura futebolística do goleiro Bruno Fernandes de Souza. Após o goleiro conseguir um habeas corpus e fazer sua reestreia nos gramados pelo Boa Esporte, no início de abril, o Supremo Tribunal Federal (STF) revogou nesta terça-feira a liminar concedida pelo ministro Marco Aurélio Mello e, por 3 votos a 1, determinou o retorno à prisão do atleta, condenado a 22 anos e 3 meses como mandante do assassinato da modelo Eliza Samudio. A decisão foi tomada depois de um pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que avaliou em um parecer enviado ao Supremo que Bruno deve ser mantido na cadeia enquanto o Tribunal de Justiça de Minas Gerais não julgar seu recurso, que tramita há quatro anos.
Goleiro Bruno
Segundo Janot, a demora para o julgamento em definitivo da sentença do goleiro está relacionada a uma estratégia adotada por sua defesa ao arrastar o processo com a interposição de diversos recursos. Lúcio Adolfo, advogado de Bruno, alega que cumpriu os prazos processuais, atribuindo o atraso ao Ministério Público e à complexidade do caso, que envolve outros seis réus. Com a revogação do habeas corpus pelo STF, um novo mandado de prisão contra Bruno deve ser expedido nas próximas horas. Adolfo diz que o goleiro irá se apresentar à Justiça, embora discorde da decisão do Supremo. “Não há motivos para prender o Bruno novamente. Ele está trabalhando de forma honesta, jogando sem problemas e não faz mal a ninguém. Quando ele estava preso, levaram quatro anos sem analisar o recurso, mas, depois que foi solto, resolveram acelerar as coisas”, afirma o advogado.
O julgamento do habeas corpus foi conduzido pela Primeira Turma do STF, composta pelo novo relator do caso, Alexandre de Moraes, e os ministros Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Marco Aurélio Mello e Rosa Weber. Moraes, Weber e Fux votaram pela derrubada da liminar, enquanto Mello defendeu sua decisão e Barroso não participou. Bruno deixou a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac), onde cumpria prisão preventiva, em 24 de fevereiro. Duas semanas depois, ele fechou contrato com o Boa Esporte, de Varginha. Estreou pelo clube no dia 8 de abril, quando cometeu um pênalti no empate em 1 x 1 contra o Uberaba. Desde então, o goleiro disputou mais quatro partidas e acumulou quatro gols sofridos na segunda divisão do Campeonato Mineiro. Antes da soltura, ele havia cumprido apenas seis anos e sete meses de sua pena.
Fonte: El País

Após intervenção do Vereador Carlson, Prefeitura recupera iluminação do Calçadão Cultural

A Prefeitura de Parnaíba, através da Secretária Municipal de Infraestrutura realizou a recuperação de algumas luminárias que estavam apagadas na área do Calçadão Cultural, no Bairro do Carmo. A intervenção foi do Vereador Carlson Pessoa (PPS), o edil foi procurado por moradores da região e prontamente solicitou do setor de iluminação pública do município a solução do problema. 

A Secretária de Infraestrutura Maria das Graças Moraes Souza, que vem se mostrando sensível com os problemas da cidade, mas uma vez mostrou compromisso e determinou a recuperação das lâmpadas danificas no local. O Calçadão Cultura hoje é um dos "points" de entretenimento mais movimentados da cidade e tem recebido atenção especial do poder público.

O Vereador Carlson agradeceu e parabenizou a equipe da prefeitura. “Eu, assim como toda a população estamos felizes pela agilidade que a Prefeitura tem efetuado as nossas solicitações. É algo que há muito tempo não se vê! Parabéns e esperamos que nesse ritmo a cidade volte ao progresso e ao desenvolvimento” destacou o Vereador.

Ascom - Vereador Carlson Pessoa