sábado, 21 de janeiro de 2017

Homem morre afogado em Igarapé na Ilha Grande do Piauí

 O GPM de Ilha Grande do Piauí registrou na tarde deste sábado(21) um caso afogamento em que foi vítima o Sr. Francisco Moreira do Nascimento, de 26 anos, que residia à rua do Coqueiro em Ilha Grande. 



O corpo foi localizado por volta das 15hs próximo a ponte de um Igarapé. A policia informou que a vítima sempre consumia bebida alcoólica. 

O corpo foi removido e levado ao IML de Parnaíba. 

Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa com informações do Portal do Catita

Projeto de reciclagem de pneus deverá gerar emprego e renda para famílias carentes

Há muito tempo a cidade de Parnaíba sofre com o problema da falta de um local adequado para o descarte dos pneus provenientes das borracharias da cidade. E com o início do período chuvoso, a situação se agrava ainda mais devido as inúmeras poças d’água que se acumulam nas cavidades dos objetos, servindo de habitat para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor não somente da dengue, mas também da chikungunya e zica.


Consciente dos riscos e de seu papel como cidadão parnaibano, o proprietário da Borracharia Ceará, o senhor Francisco Capristano, mais conhecido como “Ceará”, solicitou novamente a visita do vereador Carlson Pessoa (PPS), para que o mesmo o ajude a solucionar o problema. Carlson que no ano passado já havia denunciado a omissão da prefeitura que não possui nenhum programa de coleta dos pneus, se comprometeu a encaminhar o pedido do Ceará para a a Prefeitura. Sensibilizados a secretária do departamento de Assistência Social, Adalgisa Moraes Souza e o secretário de Cultura, Teófilo Lima já estudam uma maneira de reaproveitar o material reciclando artesanalmente.


A ideia é agregar as peças descartadas a uma proposta do secretário Lima juntamente com a assistência social, que deverão recolher os objetos em um depósito da prefeitura e posteriormente dar início a um trabalho de reciclagem na região.

“Além de mantermos a cidade limpa e livre dessas poças que atraem o mosquito da dengue, ainda se consiga gerar arte, emprego e renda para muitas famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, ponderou Carlson.
“Aqui eu troco muito pneu. Já paguei carroceiro pra levar os pneus, mas eles acabam levando para outro local ao ar livre e isso não resolve em nada. Me preocupo muito com essa situação. Só será resolvido mesmo quando um órgão público recolher os pneus e dar um fim adequado”, ressaltou Ceará. De acordo com ele, semanalmente cerca de 40 pneus são descartados somente no seu estabelecimento.

Por Luzia Paula. Fotos: Gleitowney Miranda / Ascom

Garoto de 15 anos é flagrado com drogas pela Força Tática


A Polícia Militar apreendeu um adolescente de 15 anos de idade por volta das 17h desta sexta-feira (20/01) no Bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba, com 17 trouxinhas de maconha e 14 pequenas embalagens de cocaína. A apreensão aconteceu durante uma ronda de uma guarnição do Moto Patrulhamento da Força Tática, comandada pelo cabo Borges, tendo como patrulheiros os soldados Pereira, Gustavo e Luâ.

O adolescente apresentou incômodo com a presença dos policiais, oportunidade em que foi abordado. A polícia suspeita que o seja ‘avião’ de Clécio Greick do Nascimento Carvalho, 39 anos, conhecido “Índio”, ou seja quem leva drogas para venda. O menino foi levado para a Central de Flagrantes e em seu desfavor foi lavrador um Boletim circunstanciado de Ocorrência (BCO). 

Fonte: Portal CN/Por Daniel Santos

ZPE reúne representantes ministeriais para tratar de investimentos



A Companhia Administradora da ZPE Parnaíba realizou reunião na manhã desta quinta-feira (19) com representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e os empresários responsáveis pelas duas primeiras indústrias do condomínio industrial exportador do Piauí. 

O presidente da ZPE, Paulo Cardoso, o Diretor Administrativo Carlos Teles e o Diretor Dinarte Porto receberam os representantes do MDIC Leonardo Rabelo de Santana e José Ribamar Vieira de Araújo Júnior; e os empresários Marcelo Sombra, da Indústria Agrocera, e Antonio de Pádua, Mário Josino e José Ivaldo da Indústria Ecopellets, para fazerem uma apresentação sobre o estágio atual de implantação da ZPE e dar encaminhamentos às novas demandas surgidas a partir das etapas já executadas ou em execução.

Paulo Cardoso transmitiu os compromissos assumidos pelo governador Wellington Dias, que inclui a conclusão, em poucos dias, da obra complementar de reforço à rede de eletrificação industrial já existente na ZPE, além da execução das demais obras complementares exigidas pela Receita Federal do Brasil, necessárias ao alfandegamento ainda este ano.

O empresário Marcelo Sombra informou na reunião que naquele mesmo dia a Agrocera estava enviando dois contêineres de cera de carnaúba para o Japão e outros países asiáticos, relatando ainda que no último mês de dezembro exportou para a Europa e Ásia 170 toneladas de cera de carnaúba produzidas na ZPE Parnaíba.

O representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior destacou que a ZPE Parnaíba está entre as duas mais avançadas do Brasil, de um total de 19 em implantação. Segundo Leonardo Rabelo, as únicas ZPEs que estão produzindo no país são as do Pecém, no Ceará, e de Parnaíba, no Piauí. "As demais ZPEs ainda estão tentando viabilizar suas etapas iniciais de implantação", disse.

Leonardo Rabelo e Ribamar Vieira se disponibilizaram para colaborar com a política de atração de novas indústrias para a ZPE, através dos instrumentos apropriados e dos contatos de que dispõe o Ministério do Desenvolvimento.

Durante a reunião desta quinta-feira, os empresários apresentaram demandas relativas às áreas tributária e fiscal, bem como respostas a quesitos sobre a oferta de energia no parque industrial. A Companhia Administradora da ZPE se comprometeu de fazer os devidos encaminhamentos junto às instâncias do Governo Estadual de modo atender às expectativas dos industriários exportadores. 

Ascom

Policiais militares e civis cumprem mandado de prisão contra homicida

 Nesta sexta feira (21/01) por volta das 11h da manhã foi dado cumprimento de um mandado de prisão em desfavor de Maciel de Sousa da Rocha, o mesmo responde por dois homicídios no Distrito Federal, se encontrava na residência de sua mãe na barra do Longá.

 Policiais Militares e da Polícia Civil realizaram a prisão do elemento que não reagiu à prisão e foi encaminhado para a delegacia da cidade de Buriti dos Lopes onde se encontra recolhido em uma das celas da unidade prisional.

Maciel é natural de Parnaíba, mas tem familiares em Barra do Longá no município de Buriti dos Lopes. Agora está à disposição da justiça e deverá responder pelos dois homicídios de que é acusado.
Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Secretaria de Defesa Civil inicia vistorias em prédios que apresentam riscos de desmoronamento em parceria com o Corpo de Bombeiros

Na manhã desta sexta-feira (20/01) houve mobilização da secretaria de Defesa Civil que tem a frente o vice prefeito Marcos Samaronne Pinheiro Machado e o comandante do 2º BBM Major Rivelino Moura Silva do Corpo de Bombeiros do estado do Piauí. O objetivo é verificar a estrutura de prédios no centro da cidade que correm o risco de desmoronamento no período chuvoso.
“Há um risco de desabamento eminente com as próximas chuvas em casas do centro que os proprietários não estão fazendo as devidas conservações e isso com certeza pode trazer graves problemas para a cidade e os órgãos envolvidos na área de segurança”. Esclareceu o Major Rivelino Moura Silva que é Comandante do Corpo de Bombeiros em Parnaíba.

O secretário Marcos Samaronne observou de perto o que precisa ser feito em caráter emergencial. “Hoje estivemos vistoriando estes prédios junto com o Major Rivelino Moura e mais precisamente na rua Pires Ferreira existe um imóvel em situação calamitosa e ainda hoje à tarde vamos ver se conseguimos falar com o proprietário para podermos tomar uma providência; antes que aconteça o pior”. Pontuo o secretário que frisa em trabalhar com prevenção”. 
Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

Sisu é aberto para consulta de vagas; inscrições começam no dia 24

nistério da Educação liberou, na tarde desta quinta-feira (19), a consulta às 
vagas oferecidas no primeiro semestre de 2017 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Sisu reúne vagas de graduação em universidades
 federais
 e estaduais públicas. As inscrições começam na próxima terça-feira (24) 
vão até o dia 27.
Os estudantes podem selecionar até duas opções de cursos; o sistema 
seleciona os aprovados segundo a nota do Exame Nacional do Ensino 
Médio (Enem), considerando os pesos específicos de cada opção.
No primeiro semestre de 2017, serão 328.397 vagas de graduação em 
131 universidades federais, institutos federais de educação, ciência e 
tecnologia e instituições estaduais. Segundo o MEC, o aumento de 
vagas foi de 4,5% em relação ao primeiro semestre de 2016.

Calendário do Sisu 2017.1

  • Inscrições: 24 a 27 de janeiro
  • Chamada regular: 30 de janeiro
  • Prazo para entrar na lista de espera: 30 de janeiro a 10 de fevereiro
  • Matrícula da chamada regular: 3 a 7 de fevereiro
  • Convocação dos candidatos da lista de espera: a partir de 16 de 
  • fevereiro.


No 1º semestre de 2017, Sisu vai oferecer 328.397 vagas de graduação em 131 universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. (Foto: Reprodução/MEC)
No 1º semestre de 2017, Sisu vai oferecer 328.397 vagas de graduação em 131 universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. (Foto: Reprodução/MEC)

Denúncia: Posto abandonado da polícia serve para vandalismo e uso de drogas

Moradores da Ilha Grande de Santa Isabel denunciam que existem pessoas utilizando o antigo posto fiscal da Polícia Militar que se encontra abandonado na estrada PI 116 que liga as cidades de Parnaíba a Ilha Grande do Piauí.

Segundo populares o cano de água que abastecia o local foi rompido e podem estar usando a água que em sua totalidade está sendo desperdiçada. Existe ainda a versão de que algumas pessoas usam o local como prostíbulo ou para usar drogas.
Edição: Blog do Pessoa

Projeto de lei determina que motorista alcoolizado ressarça o SUS por gastos com acidentes

O motorista que causar acidentes sob a influência de álcool ou qualquer outra substância psicoativa poderá ser obrigado a ressarcir as despesas do Sistema Único de Saúde (SUS) com o tratamento das vítimas. É o que determina projeto de lei (PLS 32/2016) do senador Wellington Fagundes (PR-MT) em análise na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
Pelo texto, o ressarcimento também compreenderá os gastos que o SUS eventualmente efetuar com tratamentos no próprio motorista. Na prática, o condutor responderá civilmente pelas despesas quando for também enquadrado penalmente pelos crimes de homicídio e lesão corporal devido ao acidente motivado por embriaguez ou consumo de outras drogas.
Depois do parecer da CAS, a proposta também será examinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa.
Custos elevados
Na justificação, Wellington Fagundes salienta que a violência no trânsito vem aumentando enormemente no país, com mortos e feridos, e que muitos dos casos resultam da ação de motoristas sob a influência do álcool e outras drogas. Além das tragédias humanas envolvidas, ainda destaca o autor, há também o problema do alto custo para o Estado em decorrência dos atos “irresponsáveis” desses motoristas.
“A grande maioria das vítimas é atendida em hospitais públicos e estes atendimentos demandam um grande volume de recursos públicos”, argumenta, ao defender que os custos sejam assumidos pelo condutor que tenha causado os danos à saúde de terceiros e à sua própria integridade.
O projeto, que impõe a obrigação do ressarcimento das despesas efetuadas pelo SUS por meio de alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tem como relator o senador Paulo Rocha (PT-AM). Depois que ele entregar à CAS sua análise, a matéria será pautada para votação.
Fonte: Agência Senado

'Deve ser investigado a fundo', diz delegado da Lava Jato sobre morte de Teori

"Agora, na véspera da homologação da colaboração premiada da Odebrecht, esse ‘acidente’ deve ser investigado a fundo".
A declaração é do delegado da Polícia Federal Márcio Anselmo, que atua na Operação Lava-Jato, feita segundo o site de Veja em uma rede social, após a confirmação da morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki.
Teori era o relator da Lava Jato no STF.
Foto: Divulgação/VejaFoto: Divulgação/Veja

Homem parte a coluna em duas ao levantar peso em academia; verdade ou mentira?


Um vídeo que teria sido gravado em uma academia na China, um homem 'quebra' a coluna ao levantar peso com uma barra. Ele não teria suportado a pressão sobre o corpo e acabou com a coluna partida em duas. As câmeras de segurança registraram o momento.
Esse fato tão assustador serviu de alerta ao viciados em academia e ao iniciantes. Nenhum exercício deve ser realizado sem acompanhamento. Um exercício mal executado pode causar lesões gravíssimas.
Segundo informações de Daily Mail o homem apesar da forte lesão continua vivo. Mas será que isso realmente aconteceu?
Apesar dessa notícia ter se espalhado rapidamente através das redes sociais (sendo empurrada por publicações em grandes portais como o Blog Not Found, d’O Globo), ela é falsa!
A primeira coisa que chama a atenção é a falta de informações a respeito dos envolvidos. Não se sabe em que local da China e nem quando o fato teria ocorrido e tampouco o nome do rapaz.
A verdade é que o rapaz desmaiou mesmo, mas a sua queda se deu por causa de uma hipoglicemia e ele não quebrou a espinha como muitos estão dizendo!
Um dos amigos do moço tranquilizou os amigos em seu perfil num microblog chinês.
E a academia onde ele treina também explicou que tudo não passou de um susto.

Vídeo:


Com informações do E-Farças

TJ-PI acerta detalhes para implantação da Audiência de Custódia em Parnaíba

O Presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Desembargador José James Gomes Pereira, acompanhado do Corregedor Geral de Justiça, Desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas e do Juiz Auxiliar da Presidência Antonio Oliveira participa nesta sexta-feira (20/01) de reunião na cidade de Parnaíba para tratar sobre os últimos detalhes com vistas à implantação do projeto Audiência de Custódia naquele município.
A expansão do projeto é mais uma ação importante da gestão do Presidente Erivan Lopes, que tem atuado no sentido de integrar todas as unidades judiciárias, bem como possibilitar um trabalho com maiores resultados.
Em Parnaíba, a comitiva do TJ-PI participará de reunião com os órgãos envolvidos com a Audiência de Custódia na cidade, com os magistrados e com o prefeito Mão Santa. Em seguida visitará o prédio onde vai funcionar o projeto.
Na última terça-feira (17/01), uma reunião no TJ-PI já tratou do tema, como explica o Desembargador José James.
“Estivemos conversando com o Secretário de Justiça, com o Comandante da Polícia Militar e com o Comandante do Batalhão de Parnaíba no sentido de viabilizar a instalação da Audiência de Custódia no município de Parnaíba, com alcance ainda para as cidades de Cocal, Luís Correia e Buriti dos Lopes”, disse o Desembargador Presidente.
Em fevereiro de 2015, o CNJ, em parceria com o Ministério da Justiça e o TJSP, lançou o projeto Audiência de Custódia, que  consiste na garantia da rápida apresentação do preso a um juiz nos casos de prisões em flagrante. A ideia é que o acusado seja apresentado e entrevistado pelo juiz, em uma audiência em que serão ouvidas também as manifestações do Ministério Público, da Defensoria Pública ou do advogado do preso. 
Durante a audiência, o juiz analisará a prisão sob o aspecto da legalidade, da necessidade e da adequação da continuidade da prisão ou da eventual concessão de liberdade, com ou sem a imposição de outras medidas cautelares. O juiz poderá avaliar também eventuais ocorrências de tortura ou de maus-tratos, entre outras irregularidades.
O projeto prevê também a estruturação de centrais de alternativas penais, centrais de monitoramento eletrônico, centrais de serviços e assistência social e câmaras de mediação penal, que serão responsáveis por representar ao juiz opções ao encarceramento provisório.
A implementação das audiências de custódia está prevista em pactos e tratados internacionais assinados pelo Brasil, como o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos e a Convenção Interamericana de Direitos Humanos, conhecida como Pacto de San Jose.
Fonte: Ascom

Viatura da PM em perseguição bate de frente com carro na BR 343

Policiais Militares sofreram acidente na noite desta quinta-feira (19/01) por volta das 22 horas na BR 343 em frente à delegacia de Polícia Rodoviária Federal. O fato ocorreu quando os PMs perseguiam assaltantes que estavam em uma moto.
A guarnição da CIPTUR (Companhia independente de policiamento turístico) composta pelo Cap. Prado, Sgt. Olavo, Cb. J. Mendes e Sd. Sampaio colidiu de frente com um carro modelo Gol de cor prata.

Mesmo em um carro de menor segurança o motorista do Gol não se feriu; porém, o soldado Sampaio ficou com ferimentos no rosto e foi levado por uma equipe de socorro ao hospital Dirceu Arcoverde. Os dois bandidos que estavam em uma moto, conseguiram fugir após o roubo a uma padaria na cidade de Luís Correia (PI).
Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Cabine de carreta invade canteiro central de avenida em Parnaíba

No início da tarde desta quinta-feira (19/01) a cabine de uma carreta de placa não identificada; foi flagrada após invadir o canteiro central da Av. São Sebastião em Parnaíba. Chovia no momento.
Informações que chegaram em nossa redação não relatam os motivos do acidente e nem se alguém ficou ferido.

O veículo chegou a ficar com pneus atolados e com a frente virada no sentido contrário da via. A Polícia Militar informou que desconhece o acidente e não foi acionada para realizar procedimentos no local.
Edição: Blog do Pessoa

PRIMEIRA MÃO: Advogado entrega parte do dinheiro que sumiu da lotérica de Parnaíba.


Um advogado da Associação de cabos e soldados da Policia Militar do Piauí está neste momento na Regional de Delegacias de Parnaíba, onde oficializa a entrega de parte do dinheiro levado da lotérica da Avenida Dr. João Silva Filho no inicio deste mês, apos tentativa de assalto frustada.
Policial Robson Castilho confere o dinheiro entregue na presença do Delegado Regional Eduardo Ferreira

Na foto abaixo o empresário e vereador Beto Teles, proprietário da lotérica, acompanha a entrega na companhia de uma funcionária.



Em instantes mais informações.

Oportunidade para estudante de ciências da computação

Homem é atropelado e sofre grave lesão no tornozelo

Um homem foi atropelado por uma moto na Av. Presidente Getúlio Vargas no centro de Parnaíba (PI), por volta das 09 horas desta quinta-feira (19/01). Identificado por João Batista Cardoso de Oliveira o flanelinha “Figueira” como é conhecido, estava atravessando a pista quando foi colhido por uma moto e teve fratura grave no tornozelo.
Populares anotaram a placa da moto de cor vermelho e repassaram aos guardas municipais de trânsito. Segundo testemunhas o motociclista andava sozinho e mesmo caindo da moto; ele levantou e saiu do local.

O SAMU veio atender a vítima que recebeu primeiros atendimentos no local e foi conduzido ao hospital para procedimentos mais precisos. O trânsito da via ficou lento durante o atendimento e logo após; voltou ao normal.
Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

SUSPEITO DE INTEGRAR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA ESPECIALIZADA EM CLONAGEM DE CARTÃO É PRESO EM BOM LUGAR, MA.


Polícia Civil do Maranhão cumpre no Município de Bom Lugar-MA, mandado de prisão de JOSÉ RIBAMAR ARAÚJO LIMA, suspeito de integrar organização criminosa especializada em clonagem de cartões (furto mediante fraude e estelionato).

A prisão ocorreu na manhã desta quarta-feira (18), pela Delegacia de Polícia de Vitorino Freire-MA, pertencente a 16ª Delegacia Regional de Policia Civil “DRPC” - Bacabal.



A investigação ocorre no âmbito do Departamento de Combate a Roubos a Instituições Financeiras - DCRIF, da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC).
Fonte: Falandoserio

Enem 2016: resultado com as notas individuais é liberado

Site apresentou instabilidades e Inep culpou 'ataques'. Governo divulgou ainda datas de abertura do Sisu, Prouni e Fies; veja lista completa.

Enem 2016 teve resultado divulgado nesta quarta (Foto: Reprodução)

notas com os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 foram divulgadas nesta quarta-feira (18). Para ter acesso, o participante precisa digitar CPF e senha no site http://enem.inep.gov.br/participante. O resultado também pode ser conferido pelo aplicativo oficial do Enem.
Logo após a divulgação, a página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou instabilidade. No Twitter, 
Por volta das 12h, a presidente do Inep, Maria Inês Fini, admitiu o problema. "A consulta está à disposição, embora nosso site esteja sofrendo inúmeros 
ataques de pessoas que torcem contra a educação brasileira", disse Maria Inês Fini.
A presidente do Inep não deu detalhes de como ocorreram ou quem seriam os responsáveis pelos atos contra a página do Enem. "Estamos reagindo a esses ataques, tentando recuperar e colocar novamente no ar", afirmou Maria Inês.
Segundo o site “Is it down right now”, que acompanha a estabilidade de 
serviços conectados, a página enem.inpe.gov.br chegou a ficar fora do ar para todo mundo. O problema no acesso começou por volta das 11h30. Por 
volta das 18h, as instabilidades ainda persistiam.

Dados e acesso

Os candidatos podem conferir as notas de cada uma das quatro provas – 
ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática – e da 
redação.
Para fazer a consulta, o participante deve fazer login no site do Enem com 
dados pessoais e senha. Quem perdeu o código pode resgatá-lo no botão "esqueci minha senha" disponível no site 

Usos das notas do Enem

As notas do Enem podem ser usadas para disputar vagas no ensino 
superior público pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), ou ainda 
para bolsas e financiamentos em universidades privadas.
SISU
Inscrições: 24 a 27 de janeiro
PROUNI
Inscrições: 30 de janeiro a 2 de fevereiro
FIES
Inscrições: 6 a 9 de fevereiro
O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo 
na rede privada, e leva em contaa partir do desempenho no Enem e da
 situação socioeconômica do candidato. Com a nota do Enem, também
 é possível participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
No Sisu 2017, estudantes que fizeram qualquer uma das três edições do 
Enem realizadas em 2016 poderão concorrer a uma das 238 mil vagas.
Candidatos com mais de 18 anos podem ainda usar o Enem para receber a certificação do ensino médio.

Queda no desempenho

Se considerada a média total dos participantes, houve queda na nota em 
ciências humanas e ciências da natureza. No mesmo critério, subiu o
que é a máxima possível. O Inep ainda apontou que houve aumento 
significativo na parcela de participantes que tiraram nota zero.
Caderno de prova do Enem 2016 (Foto: )

Mudanças no Enem 2017

Nesta quarta também foi aberta a consulta pública que vai reunir 
sugestões de mudanças no Enem. As contribuições podem ser 
enviadas em um formulário disponível no link http://www.inep.gov.br/
A consulta pública está aberta até 10 de fevereiro.
O MEC estuda maneiras de economizar na realização do próximo exame.
 Entre as decisões já tomadas está eliminar uma das funções do Enem: a certificação de conclusão do ensino médio.
A partir deste ano, pessoas maiores de 18 anos que não terminaram o 
ensino médio na idade regular deverão fazer o Exame Nacional para 
Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
G1