domingo, 1 de outubro de 2017

Dia do Idoso: dicas ajudam a usar melhor o celular na terceira idade

Resultado de imagem para idososO Dia do Idoso é celebrado neste domingo (1). Para comemorar com essa faixa da população brasileira que cresce cada vez mais – a estimativa é que haverá 73 idosos para 100 crianças até 2050, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) –, o 33Giga separou cinco dicas que facilitam o uso do celular na terceira idade. A seguir, veja como tornar o smartphone do seu vovô ou da sua vovó mais acessível.

Assistentes pessoais
As assistentes pessoais do Google e da Apple podem ser de ótima ajuda para os idosos. Isso porque elas conseguem responder perguntas relevantes, como “Quem me ligou?” ou “Alguma ligação perdida?”. E mais: é possível pedir para agendar compromissos, inserir alarmes, entre outras tarefas. Para habilitar a Siri no iOS, siga o trajeto: Ajustes > Siri e Busca. No Android, clique no aplicativo Google e depois nas três listras. Vá até Configurações, e, na aba Google Assistente, selecione Configurações. Dê um toque em Telefone e habilite a tecnologia.
Tamanho da letra
Para aumentar a letra das mensagens, agenda de contato, e outros aplicativos do celular, basta acessar as configurações do smartphone e escolher o tamanho adequado. No Android, siga o caminho: Configurações > Acessibilidade > Tamanho da fonte. Já os proprietários de iOS devem ir até Ajustes e clicar em Acessibilidade. Depois, selecione Texto Maior e escolha um padrão melhor.
Leitura de textos
Os vovôs que têm dificuldades em enxergar podem utilizar a opção de ditado. Ela consegue ler em voz alta os textos de mensagens e sites, e outros aplicativos habilitados. Para ativar o recurso no Android, acesse Configurações, selecione Acessibilidade, e, por fim, dê um toque em Converter texto em voz. No iOS, basta seguir o caminho: Ajustes > Geral > Acessibilidade > Fala > Falar Conteúdo da Tela.
Atalhos para digitar
Digitar letra por letra no celular pode ser bastante demorado. É possível, porém, criar atalhos para frases inteiras que são usadas com frequência nas conversas. Entre elas: “Olá, tudo bem?” e “Ligue mais tarde, estou ocupado”. Para disponibilizar os temos no Android, vá até Idiomas e Entrada. Depois, selecione Dicionário pessoal e clique em + para criar as frases. No iOS, acesse: Ajustes > Geral > Teclado > Substituição de Texto.
Salvar senhas
Memorizar senhas de cartão de crédito, e-mail, redes sociais, entre tantas usadas no dia a dia, é bem difícil – tanto para os jovens quanto para os vovôs. Para tornar esse hábito mais prático, os smartphones vêm com um recurso que armazena as combinações. Habilite a opção no iOS por este trajeto: Ajustes > Contas e Senhas > Senhas de Apps e Sites > Adicionar Senha. No Android, vá até as configurações, clique em Google e Selecione Smart Lock para senhas.
(33giga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário