quinta-feira, 13 de julho de 2017

Governador do Piauí Wellington Dias (PT), sai em defesa de Lula com outros três

Os governadores Tião Viana (PT-AC), Wellington Dias (PT-PI), Rui Costa (PT-BA) e Flavio Dino (PCdoB-MA) usaram as redes sociais para se manifestar contra a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira. O juiz Sérgio Moro condenou Lula a nove anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá.
Resultado de imagem para lula pt
Viana escreveu em seu perfil no Facebook que Lula foi condenado "por uma mentira". Ele escreveu ainda que o ex-presidente será inocentado "se houve um traço de justiça e dignidade" no Brasil. O governado do Acre é alvo de um dos inquéritos da Lista de Fachin junto com seu irmão, o senador Jorge Viana (PT-AC). Eles foram acusados por delatores da Odebrecht de terem recebido R$ 2 milhões para a campanha de 2010 ao governo do estado.
Flavio Dino, governador do Maranhão pelo PCdoB, usou seu perfil no Twitter para protestar contra a condenação de Lula. Ele escreveu que "tentar forçar a inelegibilidade do presidente Lula, sem provas consistentes, não é algo compatível com a Constituição e com as leis". O governador também foi citado na Lista de Fachin, acusado por delatores da Odebrecht de ter pedido R$ 400 mil para defender um projeto que beneficiaria a construtora quando era deputado federal.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse que, no contexto em que foi proferida, " a condenação "parece mais uma perseguição política". E que a sentença de Moro é mais uma tentativa de impedir a volta de Lula à presidência da República, em 2018. Costa também é investigado pela Polícia Federal por suposta fraude em licitações no Ministério das Cidades para financiameno de campanhas eleitorais.
Wellington Dias (PT), governador do Piauí, afirma que o ex-presidente foi condenado sem provas e que isso já era esperado.
Em nota enviada à imprensa internacional, os advogados de Lula, Cristiano Zanin e Valeska Teixeira, dizem que a condenação de Lula “envergonhou o Brasil”. A defesa afirma que Lula é inocente e que está sendo alvo de uma investigação com “motivações políticas”. Na nota, eles dizem que não há nenhuma evidência da culpa do ex-presidente e que provas contundentes de sua inocência foram ignoradas “de forma descarada”.
Veja o que diz o Partido dos Trabalhadores
O Partido dos Trabalhadores (PT) se manifestou sobre a condenação do ex-presidente Lula e disse que a sentença do juiz Sérgio Moro representa um ataque à democracia. A legenda classifica a medida como "equivocada, arbitrária e absolutamente ilegal" e chama o magistrado de parcial.
Lula foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A condenação é relativa ao processo que investigou a compra e a reforma de um apartamento triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo. A sentença, divulgada hoje (12), prevê que Lula poderá recorrer da decisão em liberdade.
Leia a nota do PT na íntegra:
"A condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva representa um ataque à democracia e à Constituição Federal. Embora seja uma decisão de primeira instância, trata-se de medida equivocada, arbitrária e absolutamente ilegal, conduzida por um juiz parcial, que presta contas aos meios de comunicação e àqueles que não aceitam a trajetória de sucesso de Lula na presidência.
A sentença está baseada exclusivamente em delações premiadas negociadas ao longo de meses com criminosos confessos, e simplesmente validam as convicções contidas na acusação de procuradores do Ministério Público Federal, sem que houvesse a apresentação de provas que justifiquem a condenação nos termos expressos pelas leis brasileiras.
Lula não está acima da lei, tampouco abaixo dela. O que ocorre é um processo de perseguição que se constitui em uma aberração constitucional; um caso típico de lawfare, em que se utilizam recursos jurídicos indevidos como fim de perseguição política. Em seu caso, busca-se imputar-lhe crimes com base em teorias respaldadas apenas pela palavra de condenados, incapazes de comprovar suas afirmações por meio de documentos ou de transferências bancárias.
A condenação de Lula é mais um capítulo da farsa capitaneada pelo consórcio golpista que assumiu o País para suprimir direitos sociais e trabalhistas, ampliar o tempo para as pessoas se aposentarem, cortar gastos essenciais em Saúde e Educação e, principalmente, vender empresas estatais importantes como a Petrobras, a Infraero, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil.
Curiosamente, a sentença saiu um dia depois da votação de medidas que retiraram direitos dos trabalhadores, e agora serão esquecidas.
O PT vai manter sua defesa intransigente a Lula, por acreditar em sua absoluta inocência. Lula é uma liderança reconhecida no mundo pelos avanços promovidos à frente da Presidência. Hoje, mais do que nunca, nos solidarizamos com Lula, e com seus filhos e netos. Além disso, reforçamos nosso pesar pela morte de sua mulher Marisa Letícia Lula da Silva. Sabemos que haverá Justiça nas outras instâncias do julgamento e que toda a verdade virá à tona. A história será a principal testemunha de sua absolvição e de sua grandeza.

Fontes: G1 e PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário