terça-feira, 13 de junho de 2017

Remédio com veneno de cobra previne trombose

O estudo foi divulgado agora e surpreende pela composição do novo medicamento. É que no mesmo tem veneno de cobra. A pesquisa foi realizada pela Associação Americana do Coração e revela que trata-se de um fármaco da classe de medicamentos que impedem a ativação e aglomeração de plaquetas (células sanguíneas) e a formação de coágulos, sendo usados para prevenir tromboses cerebrovasculares ou a doença cardiovascular.
Os medicamentos anticoagulantes atuais, alguns dos quais baseados também em veneno de cobra, têm um efeito secundário grave, o de poder causar hemorragia prolongada após um ferimento. Investigadores da Universidade Nacional de Taiwan desenvolveram o novo medicamento para interagir com uma proteína, a glicoproteína VI, localizada na superfície das plaquetas. A equipe científica da Universidade Nacional de Taiwan administrou o novo medicamento em ratos e observou que a formação de coágulos era mais lenta quando comparada com a de roedores que não foram tratados com o medicamento.
Além disso, verificou que os ratos medicados não sangravam mais do que os ratos do grupo de controle. O estudo foi publicado na revista Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology, editada pela Associação Americana do Coração
Fonte: Lusa
Edição: Marcelo Fontenele/Cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário