terça-feira, 30 de maio de 2017

Remédios para emagrecer podem causar problemas cardíacos; entenda


Remédios para emagrecer podemcausar problemas cardíacos; entenda: Medicamentos podem causar, entre outros efeitos colaterais, hipertensão, taquicardia, além de aumentar as chances de infartoConsiderada como um dos principais problemas de saúde da atualidade, a obesidade é responsável por uma série de comorbidades que comprometem gravemente a qualidade de vida e a longevidade de um número cada vez maior de pessoas em todo o mundo. No entanto, enquanto alguns procuram eliminar o sobrepeso por meio de reeducação alimentar e exercícios, outros optam por meios mais imediatos, porém, menos saudáveis, como é o caso dos remédios para emagrecer.
“Embora sejam proibidos na Europa e nos EUA, por exemplo, medicamentos como a sibutramina ainda são consumidos em quantidades consideráveis no Brasil, onde, muitas vezes, também são ingeridos sem prescrição médica”, revela o Dr. Abrão Cury, cardiologista do HCor – Hospital do Coração.
Segundo o médico, esse cenário é preocupante, já que a sibutramina – um dos medicamentos mais utilizados para emagrecimento, atualmente – pode desencadear, entre outros efeitos colaterais, problemas cardíacos como hipertensão e taquicardia, além de aumentar as chances de infarto. “Isso ocorre porque, ao ser ingerida, esta substância provoca aumento de pressão arterial e elevação da frequência cardíaca”, explica. “Portanto, portadores de cardiopatias ou descontrole na pressão arterial devem evitar fazer uso de sibutramina a todo custo. Afinal, o medicamento pode agravar o seu estado de saúde e ocasionar situações de alto risco. Em casos específicos, porém, cardiopatas só podem fazer uso de sibutramina sob supervisão médica”, alerta o Dr. Abrão.
Além de problemas cardíacos, a sibutramina ainda provoca efeitos colaterais como dores de cabeça, boca seca, alterações de humor, insônia, depressão, prisão de ventre, irritação, dependência química e psicológica. “Não é um bom negócio procurar atalhos na hora de tentar emagrecer. O melhor é sempre optar pela maneira tradicional. Ou seja, praticar atividade física com regularidade, manter uma dieta balanceada e abandonar hábitos prejudiciais à saúde como tabagismo e alcoolismo, já que também prejudicam o coração", aconselha. “Com disciplina e o devido esforço, é possível perder peso de maneira saudável e obter melhor qualidade de vida”, conclui o cardiologista do HCor.
LifeStayle

Nenhum comentário:

Postar um comentário