sexta-feira, 3 de março de 2017

Maior hospital do litoral registra dois mil atendimentos durante o carnaval

Hospital Dirceu Arvoverde (Heda), em Parnaíba (Foto: Patrícia Andrade/G1)Hospital Dirceu Arvoverde (Heda), em Parnaíba (Foto: Patrícia Andrade/G1)
Somente o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, registrou uma média de 400 atendimentos por dia, da clínica médica a acidentes automobilísticos, o que totaliza dois mil atendimentos nos cinco dias de Carnaval. Os dados preliminares referem-se ao período do dia 24 até esta terça-feira (27).

Segundo a diretora do hospital Adrizia Fontenele, os principais atendimentos foram na clínica médica, além de acidentes automobilísticos e pacientes vítimas de ferimentos com armas brancas e de fogo.

“Não encaminhamos nenhum paciente de urgência, ou seja, aquele paciente que deu entrada na urgência e que precisava ser transferido. Foram realizadas somente transferências de pacientes que aguardavam a regulação”, explicou.

Para isso, a unidade montou cinco equipes de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas, distribuídas em pontos distintos.Durante o dia, três equipes se revezam em ambulâncias nos locais de maior concentração de foliões: as praias do Coqueiro, Maramar e Atalaia. À noite, as equipes se deslocam para arenas carnavalescas.

Segundo dados preliminares, cerca de 100 atendimentos foram realizados diariamente, principalmente por conta do uso abusivo de álcool, seguido de pequenos acidentes por objetos perfurantes. Além disso, foi atendido um caso de crise convulsiva e um caso de edema pulmonar.

A Secretaria também disponibilizou mais de dois milhões de preservativos, entre femininos e masculinos, e gel lubrificante, aos municípios. As equipes que atuam nessas ações reforçam a distribuição aos foliões, alertando para o uso dos preservativos e a prevenção de doenças transmissíveis, como HIV/Aids.
G1/Paiuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário