segunda-feira, 6 de março de 2017

Estado do Piauí perde Fábrica da Nassau que fecha 500 postos de emprego

fabrica.png
Pelo menos 500 funcionários foram demitidos da Itapissuma, produtora do cimento Nassau, instalada no município de Fronteiras do Piauí. Nesta segunda-feira (06/03) a fábrica fechou as portas, suspendendo suas atividades temporariamente. Em comunicado, a empresa afirma que a crise econômica afetou seriamente o ramo da construção civil, acarretando queda de até 80% nas vendas de cimento, o que inviabiliza o seu funcionamento.
“Acreditamos que crises econômicas fazem parte da economia de todo e qualquer pais, em especial de um país ainda por amadurecer política e socialmente, bem como que as crises podem e devem ser superadas com a participação de todos”, explica o aviso que convocava os funcionários para que recebessem no dia de hoje comunicação de dispensa.
Em sites da região, muitos trabalhadores demitidos deram depoimentos afirmando estarem desesperados com a situação, já que muitas famílias dependiam do emprego na fábrica, e sequer sabem se o negócio voltará a funcionar. Para quem revende cimento, a preocupação é com o aumento no preço do produto.
Apesar do choque aos trabalhadores, a notícia já era aguardada. Há pelo menos três meses a empresa já não mais conseguia honrar os compromissos com os funcionários. Em meados de fevereiro os operários cruzaram os braços diante da situação.
A fábrica chegou a ser considerada uma das mais importantes do Nordeste e aproximou o PIB do município de Fronteiras à média nacional, atingindo o terceiro melhor patamar no Piauí. Pertencente ao Grupo João Santos, a fábrica foi montada na zona rural de Fronteiras, no limite com o município de Pio IX, próxima à localidade Quixaba, onde foi encontrada uma das maiores e melhores jazidas de mármore do mundo.
com.png
O presidente do Sesi João Henrique Sousa comentou sobre o fechamento da fábrica em entrevista ao programa Jornal do Piauí, e culpou a administração do PT pela crise que acabou levando a empresa à medida extrema. “Um fato triste. É resultado do desmando do PT ao longo do tempo”, disse.

Fonte: 180graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário