sábado, 21 de janeiro de 2017

Projeto de reciclagem de pneus deverá gerar emprego e renda para famílias carentes

Há muito tempo a cidade de Parnaíba sofre com o problema da falta de um local adequado para o descarte dos pneus provenientes das borracharias da cidade. E com o início do período chuvoso, a situação se agrava ainda mais devido as inúmeras poças d’água que se acumulam nas cavidades dos objetos, servindo de habitat para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor não somente da dengue, mas também da chikungunya e zica.


Consciente dos riscos e de seu papel como cidadão parnaibano, o proprietário da Borracharia Ceará, o senhor Francisco Capristano, mais conhecido como “Ceará”, solicitou novamente a visita do vereador Carlson Pessoa (PPS), para que o mesmo o ajude a solucionar o problema. Carlson que no ano passado já havia denunciado a omissão da prefeitura que não possui nenhum programa de coleta dos pneus, se comprometeu a encaminhar o pedido do Ceará para a a Prefeitura. Sensibilizados a secretária do departamento de Assistência Social, Adalgisa Moraes Souza e o secretário de Cultura, Teófilo Lima já estudam uma maneira de reaproveitar o material reciclando artesanalmente.


A ideia é agregar as peças descartadas a uma proposta do secretário Lima juntamente com a assistência social, que deverão recolher os objetos em um depósito da prefeitura e posteriormente dar início a um trabalho de reciclagem na região.

“Além de mantermos a cidade limpa e livre dessas poças que atraem o mosquito da dengue, ainda se consiga gerar arte, emprego e renda para muitas famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, ponderou Carlson.
“Aqui eu troco muito pneu. Já paguei carroceiro pra levar os pneus, mas eles acabam levando para outro local ao ar livre e isso não resolve em nada. Me preocupo muito com essa situação. Só será resolvido mesmo quando um órgão público recolher os pneus e dar um fim adequado”, ressaltou Ceará. De acordo com ele, semanalmente cerca de 40 pneus são descartados somente no seu estabelecimento.

Por Luzia Paula. Fotos: Gleitowney Miranda / Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário