sábado, 8 de outubro de 2016

Estudantes podem testar conhecimentos no último simulado online Hora do Enem

O estudante que quer testar os conhecimentos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já pode fazer o quarto simulado online da plataforma Hora do Enem. O último simulado antes das provas começou às 8h de hoje (8) e fica disponível até as 19h59 do dia 16 de outubro, na internet.  As provas do Enem estão marcadas para os dias 5 e 6 de novembro.
Para acessar a página por computador, telefone ou tablet, é preciso fazer um cadastro no site www.geekiegames.com.br e localizar o teste na aba de simulados.
O quarto simulado tem diferenças em relação às edições anteriores e será ainda mais parecido com o formato de aplicação da prova do Enem. O simulado será dividido em duas provas, somando 180 questões. Como são testes longos, o recomendável é que sejam feitos em dois dias, assim como ocorre no Enem. Obrigatoriamente, é preciso fazer a prova do primeiro dia antes da prova do segundo dia.
A primeira prova tem 90 questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. As perguntas são sobre História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Sociologia, e Física, Química e Biologia. A segunda prova também tem 90 questões sobre Matemática e Lógica, Português, Língua Estrangeira e Artes. Ao iniciar o teste, o estudante precisa escolher uma opção de língua estrangeira.
Depois do dia 17 de outubro, o estudante poderá acessar seu desempenho por área do conhecimento e ver a classificação em comparação com as outras pessoas que fizeram o simulado. Poderá ainda verificar se atingiu ou não a nota de corte do curso que pretende fazer e da universidade na qual espera ingressar.
Plataforma Hora do Enem
Além da possibilidade de testar conhecimentos em simulados, a plataforma Hora do Enem oferece aos estudantes acesso a ferramentas como testes de nivelamento em diferentes matérias, videoaulas e exercícios comentados por professores.
Para concluintes do ensino médio, é oferecido um plano de estudos personalizado, com indicação do conteúdo a ser estudado.
Enem
A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada por meio do programa Universidade para Todos (ProUni) e é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.

Fonte: Agência Brasil 

Nova sinalização turística e de localização começa a ser instalada

SINALIZACAO_TURISTICA
A Prefeitura de Parnaíba deu início ao projeto de implantação da sinalização turística na cidade, que contemplará moradores e visitantes com 196 placas de direcionamento de sentido e de atrativos turísticos, para facilitar e identificar ao longo do trajeto das vias, os principais pontos turísticos de Parnaíba.
Nessa primeira etapa, alguns bairros como Campos, Nova Parnaíba, Rodoviária, Bairro do Carmo, Pindorama, Piauí, e o balão da Delta, já receberam a instalação de placas. O projeto tem o objetivo de contribuir com a mobilidade urbana local, para uma melhor locomoção.
sinalizacao_turistica_001
sinalizacao_turistica_009
Fonte: PMP

Preso homem acusado de ter matado outro na Pedra do Sal; por ciúmes de ex-mulher

Jairon dos Santos Reis, 19 anos, foi preso na tarde desta sexta-feira (07/10) acusado de ter matado o jovem Luís Felipe Soares Souza, 19 anos, com dois tiros, sendo que um atingiu a cabeça do rapaz que morreu por volta da 0h30 de sábado (01/09), ainda no local, no povoado Paixão, zona rural do município de Ilha Grande do Piauí.
O segundo disparo atingiu o ombro da adolescente M.R.C. de 17 anos. A garota foi namorada de Jairon Reis, com quem teve um filho. Com o fim do relacionamento, a garota já estava namorando Luís Felipe. A relação na agradou Jairon, que decidiu por fim ao relacionamento de maneira que matou Luís Felipe, que trabalha em um Sushi Bar, e quase matou sua ex.
Jairon
Após o homicídio e a tentativa de feminicídio, a delegada Maria de Jesus instaurou inquérito. A delegada de Feminicídio de Teresina, Ana Melka, veio a Parnaíba para dar apoio às investigações referentes às agressões conta mulheres. O acusado ainda chegou a se apresentar. De posse de um mandado de busca e apreensão, a delegada Melka e equipe realizaram averiguações na residência do acusado no Bairro João XXIII; mas não encontraram a arma do crime. Com o cumprimento do mandado de prisão, as delegadas encerraram o inquérito. Por Daniel Santos

Mais de 500 presos foragidos de presídios não foram recapturados

Detentou tento fugiu por buraco aberto na teto na Penitenciária Irmão Guido  (Foto: Divulgação/Sinpouljuspi )
Detentou tento fugiu por buraco aberto na teto na Penitenciária Irmão Guido (Foto: Divulgação/Sinpouljuspi )

Atualmente, na Vara de Execuções Penais de Teresina constam pouco mais de 500 processos de apenados e sentenciados foragidos do sistema prisional do Piauí. O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) cobra providências da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus). A última tentativa de fuga foi registra nesta sexta-feira (7), quando um detento da Penitenciária Irmão Guido tentou escapar ao fazer um buraco no teto.
Outra fuga, envolvendo 13 presos, foi registrada na Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Nunez, em Bom Jesus, localizada a 632 km de Teresina. No momento da ação, como de costume, apenas três agentes estavam no plantão, tendo que se desdobrarem para fazer a vigilância nos pavilhões, condução de visitas, atendimento de saúde, com o serviço social ou advogado.
Juiz de execuções penais de Teresina, José Vidal, fala sobre trabalho do grupo (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Juiz de execuções penais de Teresina, José Vidal
(Foto: Gilcilene Araújo/G1)
Sobre o número de presos que fugiram de unidades prisionais do Piauí, a Sejus afirmou que tem atuado de forma conjunta com os demais órgão de segurança pública e que, em 2015 e neste ano, 80 fugitivos dos regimes fechado e provisório foram capturados.
De acordo com o juiz da Vara de Execuções Penais de Teresina, José Vidal de Freitas, cerca de 500 apenados estão foragidos por cometerem fugas e não retornaram para suas unidades. Ele aponta que a principal causa tem sido a falta de segurança dos presídios do estado.
“São várias questões, como o pouco contingente de policiais militares e agentes penitenciários, falta de câmeras de monitoramento e outros aparelhos de segurança. O caso mais grave é identificado na Penitenciária Agrícola Major César, onde apenas uma cerca faz a segurança dos presos”, avaliou o juiz José Vidal de Freitas.
O presidente do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda, diz que a Sejus “não tem interesse em recapturar estes presos e com as fugas surgem mais vagas no sistema. Muitos deles retornam, pois a Polícia Militar prende quando os fugitivos cometem outros crimes”, falou o sindicalista. 
Compra de folgas 
A categoria cobra o cumprimento do acordo com o Governo do Estado que prevê a compra das folgas de outros agentes. Esta seria uma das soluções para reduzir as possiblidades de fugas, rebeliões e outras intercorrências.
Kleiton Holanda denunciou que agentes estavam sem munições durante motim (Foto: Catarina Costa/G1 PI)Kleiton Holanda cobra compra de folgas 
(Foto: Catarina Costa/G1 PI)
“Temos um acordo feito com a Sejus na Assembleia Legislativa em que R$ 300 mil deveriam ser usados para a compra de folga de agentes, para que fosse reforçada a segurança nas unidades prisionais. Mas a Sejus tem investido na contratação de prestadores de serviços e que não atendem a demanda”, aponta o sindicalista.
A Resolução nº 9 do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) prevê que a proporção mínima desejável é de um agente para cinco presos
O Sinpoljuspi aponta ainda que 15 mortes violentas foram registradas este ano. No sistema prisional possui, também, outros 11 presos com problemas de saúde. 
Na manhã desta sexta-feira (7), foram enviados para Bom Jesus uma equipe de policiais militares da Diretoria de Diretoria de Inteligência e Proteção Interna (Dipi), da Secretaria de Estado de Segurança, para atuar no trabalho de recaptura dos fugitivos.
80 fugitivos foram capturados, diz Sejus  
Em nota, a Secretaria de Justiça informou que a “compra de folgas dos agentes penitenciários está sendo feita desde dezembro de 2015, por força da Lei nº 6.722, de 10 de novembro de 2015, que autoriza, dentre outras coisas, o abono de folga facultativa de agentes penitenciários não gozada a título de Operação Planejada Justiça”.
O órgão ressaltou ainda que tem atuado de forma conjunta com os demais órgão de segurança pública do Piauí. De 2015 para cá, 80 fugitivos dos regimes fechado e provisório foram capturados, bem como ocorreram pelo menos 141 capturas correspondentes a evasões do regime semiaberto.
G1/Piauí

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Motociclista sofre acidente ao caçar pokémon na PI-459 em Paulistana

Homem foi resgatado pela polícia e encaminhado para o hospital (Foto: Divulgação/Polícia Militar)Moto na qual o jovem estava foi encontrada na rodovia (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Um motociclista sofreu um acidente na noite dessa quinta-feira (6) por estar jogando Pokémon Go na PI-459, que dá acesso à cidade de Paulistana, localizada a 461 km de Teresina. Segundo a Polícia Militar, ele foi encontrado no meio do mato todo ensanguentado e desnorteado.
“Estávamos voltando de uma ocorrência quando encontramos a motocicleta suja de sangue no meio da pista, ao realizar uma varredura na área encontramos o rapaz ferido dentro do mato. Ao questionar o que tinha acontecido, ele nos informou que estava voltando de Betânia do Piauí e começou a ‘caçar pokémons’ quando perdeu o controle da moto e caiu”, disse o Major Estanislau Felipe, comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar de Paulistana.
O motociclista foi socorrido e encaminhado para o Hospital Regional de Paulistana para os primeiros socorros. Ele teve escoriações pelo corpo e passa bem.
Entenda o jogo
"Pokémon Go" usa dados do Google Maps para espalhar monstrinhos, PokéStops e ginásios pelas ruas da sua cidade. Os pokémons aparecem aleatoriamente pelo mapa, respeitando um nível de raridade e algumas condições geográficas. Monstrinhos de água, por exemplo, tendem a surgir perto de rios, lagos e mares.

A ideia é que você ande por aí para encontrá-los e capturá-los. E para isso, basta arrastar a pokébola que aparece na parte de baixo da tela na direção do pokémon.
G1/Piauí

Veículo perde freios; atinge três carros e uma moto com vítima

Uma camionete provocou acidente com vítima após perder freios na Av. Pinheiro Machado em Parnaíba (PI). O acidente acorreu na manhã desta sexta-feira (07/10), após o motorista perder os freios do veículo e colidir na lateral de três carros e na traseira de uma moto onde estava uma mulher.
A vítima da moto foi socorrida pelo SAMU que realizou os primeiros socorros e levou a mulher para o hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba. O motorista disse que não conseguiu evitar o acidente.

A Polícia Rodoviária Federal realizou todos os procedimentos necessários. A BR ficou interditada por um longo período; até ser liberada para tráfego normal.
Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

Presos serram grades e fogem da penitenciária Dom Abel Alonso Nuñez

  • bom-jesus-fuga-03.jpg
  • bom-jesus-fuga-02.jpg
  • bom-jesus-fuga-01.jpg
Treze presos conseguiram fugir da Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Nuñez, em Bom Jesus do Piauí, na madrugada desta quinta-feira (6). Eles serraram grades e usaram lençóis para fazer cordas e escalarem as paredes do presídio. 
A fuga aconteceu por volta de 4h da manhã. Os detentos conseguiram pular um muro de cinco metros para deixar o local. 
O sindicato dos agentes penitenciários alega que faltam policiais militares nas guaritas, o que fez os presos aproveitarem a situação. O presídio só teria três pessoas para fazer a guarda de 200 presos, onde já só deveriam estar 80. Além disso, não há sistema eletrônico de segurança na unidade. 
Nas contas do sindicato dos agentes, foram 18 tentativas de fuga na Dom Abel Nuñez só em 2016, sendo três efetivadas e cinco controladas. Boa parte dos presos são provisórios, ou seja, ainda aguardam julgamento. 
A Secretaria de Justiça vai abrir procedimento administrativo para apurar a fuga e também pretende reforçar a segurança no local. 
reportagem de Carol Santana (TV Cidade Verde)
Fábio Lima (da Redação)
redacao@cidadeverde.com

Casal é preso com drogas e dinheiro em Parnaíba

Na tarde desta quarta-feira (05/10) Policiais Militares sob o comando do Sargento Luís Alves; prenderam o casal Nonato Rafael Fontenele de Andrade e Adriana Sales de Andrade sob a suspeita de tráfico.

Com eles a polícia encontrou na Rua São Leopoldo Bairro Piauí; vasta quantidade de drogas e dinheiro. Sendo 44 frascos de substancia suspeita de ser “Loló” e mais 10 trochas de maconha.

























A Polícia prendeu os dois e as drogas e pertences com indícios de crime e entregou o caso para responsabilidade da Polícia Civil na Central de Flagrantes no Bairro São Benedito em Parnaíba; onde será levantada a ficha dos envolvidos que devem responder por tráfico.

Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

Bancários do Piauí aprovam fim da greve e voltam ao trabalho nesta sexta (7)

Em assembleia na noite desta quinta-feira (6), o Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF-PI) decidiu encerrar a greve iniciada há um mês. Os trabalhadores aceitaram a proposta dos banqueiros e voltam a trabalhar normalmente nesta sexta-feira (7).
Bancários do Distrito Federal votam durante assembleia no Setor Bancário Sul, nesta quinta (6) (Foto: Mateus Vidigal/G1)
A paralisação nacional completou hoje 31 dias. O impasse na negociação se deu quando os banqueiros propuseram 6,5% de reajuste salarial para os bancários, percentual abaixo da inflação, que é de 9,31%. Os trabalhadores queriam 14,78% de aumento, entre outros benefícios. 
A nova proposta dos banqueiros, apresentada ontem (5), prevê 8% de reajuste, com abono de R$ 3,5 mil em 2016, além de 15% a mais no vale alimentação e 10% no vale refeição e auxílio creche/babá. A proposta tem validade de dois anos e inclui ainda reposição integral da inflação mais 1% de aumento real nos salários e verbas em 2017. 
Os bancários do Piauí aprovaram a proposta por ampla maioria. Também foram aprovadas as propostas específicas dos bancos públicos. Com isso, todas as agências devem ser reabertas normalmente.
A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) aceitou conceder abono total dos dias parados, proposta válida somente para as assembleias até quinta-feira (6) e com garantia de retorno ao trabalho nesta sexta-feira (7). 
Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Acidente em faixa de pedestre faz uma vítima e alerta para cuidado redobrado

Um homem de identidade não revelado sofreu acidente na manhã desta quarta-feira (05/10) colidindo a moto em que andava na traseira de um caminhão baú. Segundo testemunhas os veículos seguiam na Av. Dr. João Silva Filho no Bairro Piauí. Estavam na mesma direção; quando o caminhão reduziu na faixa o motociclista não conseguiu parar e foi preciso chamar o SAMU.
Ainda de acordo com informações o homem ficou desacordado e após a chegada da ambulância ele foi reestabelecendo a consciência. Mesmo usando capacete a vítima teve lesões pelo corpo e teve que ser levado para o único hospital da cidade o estadual Dirceu Arcoverde.

A Polícia Militar também foi chamada para a ocorrência e fez levantamento das causas para posteriores providencias dos envolvidos. O motorista do caminhão permaneceu no local prestando socorro e esclarecimentos.
Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

Piauí se torna segundo estado com maior número de presos sem julgamento

O Piauí subiu de colocação e se tornou o segundo estado brasileiro com maior número de presos provisórios, ou seja, que ainda não foram julgados, mas, mesmo assim, estão sendo custodiados nos presídios do Estado.
Resultado de imagem para presos sem julgamento
O dado é do Geopresídios, ferramenta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) acerca da situação nos presídios do país, alimentado através do Relatório Mensal do Cadastro Nacional de Inspeções nos Estabelecimentos Penais (CNIEP).
 
De acordo com a última atualização do Geopresídios – feita por meio de repasses mensais realizados pelos Tribunais de Justiça dos estados –, 64,38% do total de pessoas privadas de liberdade no Piauí (3.905, segundo o CNJ), não foram julgadas mas estão presas.
 
Esse percentual representa, segundo o Geopresídos, o número de 2.514 detentos no Estado. No caso, o Piauí fica atrás apenas do Amazonas (onde 72,85% dos presos não foram julgados) e à frente da Bahia (estado com 63,5% de presos provisórios).
 
Para a realização do cálculo percentual, o Geopresídios considera a relação dos números de presos em regimes fechado, semiaberto, aberto e provisório – ou seja, pessoas em prisão domiciliar e em cumprimento de medidas de segurança não entram.
 
Já a atualização feita pela Secretaria de Justiça do Piauí nessa segunda-feira (3), aponta que, hoje, existem 4.107 pessoas presas nas penitenciárias do Estado, bem acima da capacidade de vagas, que é de 2.230. Segundo a atualização, o número de provisórios é de 2.669.
 
De acordo com a Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária da Secretaria de Justiça (DUAP), o órgão coleta e atualiza, toda semana, informações sobre quantidade de presos no Estado diretamente com as gerências das 15 unidades penais.
 
Na visão do secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, a melhoria do sistema prisional passa, necessariamente, pela garantia do direito do preso ao julgamento. Para o gestor, é preciso que o Judiciário avance nessa questão, “sob pena de aprofundar e perpetuar distorções”.
 
“Não existe meio-direito, mas direito pleno. O sistema de justiça precisa promover medidas para transformar essa realidade. De nada adiantará construir novos presídios se a tendência ao aprisionamento for crescente e os presos não forem julgados de forma célere”, pontua o secretário.
Da redação

Inep admite equívoco e diz que divulgará nota do Enem dos institutos federais

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu processar os resultados dos institutos federais no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 e divulgar tão logo seja possível, segundo nota divulgada no início da noite de hoje (5). A autarquia admitiu equívoco na interpretação da legislação vigente.
Resultado de imagem para inep
Após a divulgação ontem (4) dos dados do Enem 2015 por escola, os institutos federais reclamaram da ausência das instituições na divulgação. As instituições divulgaram notas dizendo que os cursos de ensino médio ofetado por elas são de referência e que alcançaram posições de destaque nos anos anteriores.
O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulgou em nota que a ausência dos institutos causou indignação. O Conif diz que não sabia que a rede federal, incluída em divulgações anteriores, ficaria de fora da edição de 2015. “As instituições da rede vêm crescendo positivamente no ranking. Portanto, tínhamos uma expectativa diferente para a divulgação do resultado. Cabe-nos, agora, dialogar e tentar reverter esta situação”, diz o presidente do Conif, Marcelo Bender Machado.
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) também se posicinou hoje (5). Disse que teve ciência da exclusão por meio de reportagens. "O Ifes esclarece ainda que não teve acesso aos resultados dos campi da instituição no Enem 2015. O instituto considera ainda descabida a decisão do Inep, uma vez que os cursos da instituição também certificam o ensino médio e tornaram-se referência nacional em qualidade educacional", diz em nota. O campus Vitória do instituto obteve o 1º lugar entre todas as escolas públicas do país nas provas objetivas, de acordo com o Conif.
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte posiciona-se "em frontal discordância com a decisão, consideramos que os cursos da nossa instituição, ofertados de forma integrada ao ensino médio, constituíram-se historicamente como referências à nossa sociedade e ao nosso país, com qualidade atestada há 107 anos, devendo, portanto, serem assim considerados em todas as esferas governamentais e sociais", diz também por meio de nota.
Os institutos disseram que buscaram junto ao Inep a reversão da medida.
Inep
O Inep informou em nota que a definição das escolas com resultados no Enem 2015 seriam calculados e divulgados pela autarquia foi realizada de acordo com a Portaria  nº 501, de 27 de setembro de 2016. Houve, contudo, um equívoco na interpretação da legislação por parte da equipe técnica que fez os cálculos para a divulgação dos resultados do Enem 2015 por escola e, por isso, os institutos federais não foram incluídos. A portaria estabelece critérios e procedimentos de cálculo e de divulgação dos resultados do Enem.
"Sendo assim, a administração atual do Inep decidiu processar os resultados dos institutos federais no Enem 2015 e divulgar tão logo seja possível", diz o texto divulgado pelo Inep.
Fonte: Agência Brasil

PF indicia Lula em investigação de propina da Odebrecht

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo crime de corrupção em razão de evidências de propina de R$ 20 milhões mascarada em contratos da empreiteira Odebrecht, em Angola, firmados com a empresa Exergia, cujo sócio era Taiguara Rodrigues dos Santos, seu sobrinho.
Lula foi indiciado por corrupção passiva, porque a PF concluiu que os contratos de Taiguara só aconteceram em razão do parentesco e das relações da empreiteira com Lula, além dos documentos que citam o próprio ex-presidente no negócio. Seu sobrinho e sete executivos da empreiteira, incluindo Marcelo Odebrecht, foram indiciados por corrupção e lavagem.
O indiciamento ocorreu após cinco meses de investigação da Operação Janus, que devassou contratos da empreiteira com a empresa Exergia. Em maio, a PF, com autorização da Justiça, cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços de Taiguara em Santos. Era uma mina de ouro para a investigação. A PF descobriu que Lula recebia três alcunhas nas conversas: tio, presidente e “chefe maior”.
Uma das provas apreendidas pela PF era uma espécie de diário no computador do sobrinho de Lula, com diversos relatos da empresa e do petista. Eram textos em formato .doc, com Taiguara falando de si mesmo em terceira pessoa. Um dos primeiros – e mais relevantes – registros desse diário é de 2009, quando Taiguara descreve uma reunião. Ele diz que esteve em Brasília para conversar com o tio. Registrou até a duração do encontro: 50 minutos. Taiguara resumiu a resposta de Lula dizendo que ele deu “carta branca” para os negócios em Angola.
Após esse encontro, com o aval de Lula, Taiguara preparou sua empresa para arrancar um naco dos contratos bilionários da Odebrecht em Angola, financiados com dinheiro do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Como ÉPOCA revelou no ano passado, Lula fazia lobby para a empreiteira sob o pretexto de palestras, usando o status de ex-presidente para viabilizar obras fora do país bancadas pelo banco estatal.
O tio resolve
Além do diário, a PF conseguiu recuperar mensagens de WhatsApp enviadas por Taiguara. Um dos destinatários favoritos era um segurança do ex-presidente Lula, de nome Valmir Morais. Funcionário da Presidência da República, ele acompanhava Lula após o mandato. Como ÉPOCA revelou no início deste ano, Valmir era um dos seguranças que foram 111 vezes a Atibaia, no sítio que Lula diz não ser dele. A PF descobriu que o segurança era, também, um homem de recados do ex-presidente, que não usava celular. Numa das mensagens, Taiguara disse que havia chegado de Angola e precisava, com urgência, de uma reunião com o tio.
Outro lote de mensagens era com um parceiro de Taiguara em sua empresa, a Exergia. O conteúdo das conversas era explícito. Numa delas, Taiguara fala que um projeto com a Odebrecht era uma ficção – o contrato depois foi firmado. Em outra, já em 2015, eles reclamavam das dificuldades em fechar negócios. Na ocasião, a Lava Jato já tinha atingido a empreiteira. Taiguara, de novo, ia direto ao ponto: ia falar com o tio para resolver os impasses com a Odebrecht. 
No total, foram 16 contratos da Odebrecht com a empresa de Taiguara, uma parceria próspera, longa e diversificada. A conclusão da PF é contundente: a empresa foi criada apenas para receber dinheiro da empreiteira, sem prestar serviços. Não havia outros clientes ou indícios de qualquer serviço executado. Sobram, contudo, documentos que mostram uma gastança de Taiguara, incluindo outros familiares de Lula, que tinham até o plano de saúde pago com o dinheiro da Exergia. Havia, claro, itens de luxo, como roupas e carros.
Conforme os documentos eram analisados, a investigação avançava. Uma perícia concluiu pela “incapacidade técnica e operacional” da Exergia. Soma-se a um documento interno da Odebrecht, que qualificava o serviço contratado de “imprestável”. A conclusão da PF foi uma só: era impossível a nanica empresa de Santos executar as obras milionárias em Angola.
As mensagens de Taiguara citando Lula não eram mera bravata de um familiar se aproveitando do status de um parente famoso. A investigação descobriu ainda diversas reuniões de Taiguara no Instituto Lula. Houve, também, um encontro num hotel cinco estrelas em Angola. O primeiro indício surgiu de uma mensagem do próprio Taiguara a um segurança de Lula. Ele pedia um encontro, informava que estava no mesmo hotel do tio e citava o quarto. Lula esteve lá duas vezes, sob o pretexto de dar palestras. As duas foram pagas pela Odebrecht.
Procurada, a defesa de Lula ainda não se manifestou. ÉPOCA ainda não localizou os advogados de Taiguara, mas tão logo obtenha um posicionamento atualizará esta reportagem para contemplar adequadamente a versão dos citados. Na CPI do BNDES, ele disse que não houve influência de Lula no negócio.
No papel, Taiguara nem sequer é sobrinho de Lula. Ele é filho de Jacinto Ribeiro dos Santos, o Lambari, amigo de Lula e irmão da primeira mulher do ex-presidente, já morta. Mas o parentesco aí se deu por afinidade. E a Odebrecht cimentou essa relação.
Fonte: Época

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Governo é acionado na justiça e deve nomear policiais Civis

O Governo do Piauí está aguardando receber a ordem judicial que obriga o Estado a nomear os aprovados no concurso da Polícia Civil. Na manhã desta terça-feira (4), o secretário de segurança, Fábio Abreu, recebeu uma comissão para tratar da nomeação.
“Diante do aval do governador, do secretário de Estado da Administração, Franzé Silva, e do interesse que temos de ter esses policiais trabalhando, iremos nomear os policiais aprovados que aguardam convocação. Já temos conhecimento da ordem judicial para que a nomeação fosse feita, mas ainda não recebemos oficialmente. Temos que aguardar toda parte burocrática, o parecer da procuradoria, a publicação da decisão e publicação das nomeações. Acredito que, na próxima semana, marcaremos a solenidade de nomeação de novos delegados, novos agentes e novos escrivães”, explicou Fábio Abreu.
Ao todo, 101 policiais civis estarão à disposição da Policia Civil, da Delegacia Geral, para que comecem a trabalhar, a partir da data de nomeação. “Após a nomeação, nós vamos reeditar aquela Força Tarefa que realizamos com a outra turma. Nesse primeiro momento, os policiais irão fazer frente aqui na capital, como uma espécie de estágio e depois seguirão para o interior. Com esses novos policiais, teremos um reforço considerável nos distritos, principalmente na capital, com capacidade maior de resolução dos problemas, ocorrência, de investigação e de levantamento. Nós estamos ansiosos para colocar esses policiais nas ruas”, destacou Abreu.
Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Procon deverá ser municipalizado e instalado em cidades do interior do Piauí

Mais uma unidade do Procon será inaugurada em Teresina, nesta terça-feira (04), na Assembleia Legislativa do Piauí. De acordo com o deputado estadual Luciano Nunes (PSDB)- um dos autores do projeto-  a intenção é municipalizar o órgão de defesa e proteção do consumidor.

"A ideia do MP juntamente com a Assembleia- através da Comissão de Direito do Consumidor- é municipalizar o serviço e  fazer com que os municípios tenham os seus Procon's. Somos parceiros nessa luta. Vamos começar com as cidades maiores e com o tempo pretendemos chegar em todas as cidades do Estado", disse o parlamentar.
O Procon Assembleia é resultado de projeto de autoria dos deputados estaduais Luciano Nunes e Marden Menezes, aprovado em 2011. O órgão funcionará de 7h30 às 13h30, de segunda à sexta-feira, e o atendimento ao público começa na quarta-feira (05).
"No Procon da Assembleia serão realizados atendimentos, esclarecimentos, informações, conciliação e mediação. Enfim, todos os serviços que o Procon realizada no Ministério Público Estadual", destaca Nunes. 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Homem é baleado com vários tiros no Dom Rufino em Parnaíba


Um homem identificado por Jonathan da Silva Costa vulgo “Mutuca” de 24 anos foi baleado com pelo menos quatro tiros no Conjunto do minha casa minha vida; Dom Rufino 1. Ele reside na Rua Raimundo Lucas de Oliveira conjunto Brother Ville em Parnaíba (PI).
Uma equipe da Força Tática coordenada pelo Sub Tenente Paulo Roberto foi ao local atender a ocorrência. Dois indivíduos em uma moto vermelha abordaram a vítima e dispararam vários tiros. Ele foi socorrido pelo SAMU e deu entrada no hospital Dirceu Arcoverde onde deve passar por cirurgia.

A Polícia Militar informou que o “Mutuca” é suspeito de ter passagens pela polícia por assaltos e envolvimento com drogas. A dupla que tentou contra sua vida não foi encontrada e a polícia segue em buscas para prender os mesmos.
Por: Denílson Freitas/Veja PHB

Vídeo: Secretaria de saúde é acusada de mandar entregar medicamento após as eleições

A denúncia de que a prefeitura de Parnaíba só iria entregar remédios após a eleição ocorrida no último domingo (02/10) chegou a nossa redação através do pai de uma criança de 7 anos que é altista e precisa de medicamentos.
Resultado de imagem para caps em parnaiba
Na última quinta-feira (29/09) o pai da criança teve o portão do CAPS 2 (Centro de Atenção Psicossocial fechado e recebeu a informação de que a secretaria de saúde proibiu a entrega do medicamento que só seria repassado a população; na segunda feira após as eleições.

“Como você pode ver no vídeo os medicamentos estavam lá, mas não quiseram entregar, e porque não?” Questiona o senhor Paulo Isidoro pai da criança. Ele informou hoje para nossa redação que não pode ir, mas que irá nesta quarta-feira a procura do remédio.

Veja o vídeo denúncia:



Não tivemos acesso a secretaria de saúde do município. O espaço está aberto para a prefeitura explicar os motivos para entrega após as eleições. Nossa reportagem irá acompanha o caso.

Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

Filho de Lula não consegue se eleger vereador em São Bernardo

Marcos Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente, repetiu o vexame do Partido dos Trabalhadores no ABC Paulista e não se elegeu vereador em São Bernardo do Campo, berço político do pai. 
Com apenas 1.504 votos, ele amargou a 58ª colocação. O vereador mais votado na cidade foi o tucano Pery Cartola, que obteve 7.540 votos. 
Marcos é filho adotivo de Lula e filho biológico da ex-primeira-dama Marisa Letícia com seu primeiro marido. Ele foi eleito para o cargo em 2012 com 2.378 votos a mais do que obteve hoje.
Fonte: Veja

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Moto fica destruída após colisão frontal com carro; vítima foi ao hospital

Acidente grave ocorreu na manhã desta segunda feira (03/10) no Bairro Alto Santa em Parnaíba, entre uma moto e um carro. O motociclista foi levado em estado grave ao hospital.
O acidente foi no cruzamento da ruas Santa Teresinha com Travessa Santa Teresinha onde uma moto “Pop 100” colidiu de frente com um carro “Prisma”. Os veículos ficaram bastante danificado e o condutor da moto teve que receber atendimento do SAMU.

A Polícia Militar esteve no local para fazer levantamento das causas do acidente. Nenhuma testemunha soube dizer ao certo como tudo ocorreu, mas fica a dica da direção preventiva na prevenção de acidentes.
Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa