quinta-feira, 21 de julho de 2016

Pernilongo também pode transmitir o vírus da zika, diz pesquisa da Fiocruz

O mosquito "Culex quinquefasciatus", conhecido como muriçoca ou pernilongo doméstico, também pode transmitir o vírus da Zika. A descoberta, inédita, é anunciada pela Fiocruz no Rio de Janeiro neste momento. A pesquisadora da Fiocruz Pernambuco Constância Ayres conseguiu encontrar, pela primeira vez, pernilongos carregando o vírus na natureza.
Até o momento, cientistas acreditavam que o Aedes aegypti era o principal vetor do vírus no Brasil. Em junho, Ayres disse à BBC Brasil que outras espécies de mosquito também transmitiam Zika em outros países.
Segundo a Fiocruz, a pesquisa ainda está em andamento e será preciso determinar qual é exatamente o papel do pernilongo na epidemia brasileira.
"Já sabemos que ele transmite. O que ainda não sabemos é a capacidade dele como vetor", disse Ayres durante a coletiva de imprensa.

A descoberta poderia mudar a estratégia brasileira de combate à doença, que causa malformações graves em bebês. Só em Recife, onde a pesquisa foi feita, a população do Culex é 20 vezes maior do que a de Aedes aegypti. O pernilongo também age em locais como lixo e esgoto, diferentemente do Aedes.
A Fiocruz afirma, no entanto, que até que se compreenda a importância do pernilongo na epidemia, política de controle da Zika continuará focada no controle do Aedes aegypti.
A Fundação também diz que ainda não detectou o vírus em mosquitos Culex no Rio de Janeiro, e mantém a afirmação de que o risco de propagação da Zika na Olimpíada é baixo.
Fonte: Com informações da BBC Brasil

Motociclista sofre acidente após carro tomar sua preferência em cruzamento

Na tarde desta quarta-feira (20/07) por volta das 17 horas um homem em uma moto colidiu em um automóvel no cruzamento das ruas Afonso Pena com rua Timbira no Bairro Pindorama em Parnaíba (PI).
Segundo testemunhas o piloto da moto que seguia na rua Afonso pena, voou quando colidiu na dianteira esquerda de um veículo modelo Onix que cruzou seu caminho.

O SAMU foi chamado para socorrer a vítima com escoriações e prováveis fraturas internas, ainda no local a vítima chegou a ter complicações, mas voltou ao normal, ele seguia de capacete que saiu de sua cabeça na queda. A polícia militar foi chamada ao local.
Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa