terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Motorista sem braços faz prova de direção e tenta CNH em Manaus

Leonardo de Souza passou pelo teste de baliza e percurso (Foto: Valdo Leão / Secom)Leonardo de Souza passou pelo teste de baliza e percurso (Foto: Valdo Leão / Secom)
O jovem Leonardo de Souza, de 18 anos, foi o primeiro motorista sem os dois braços a fazer exame para adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Especial no Amazonas. A informação foi divulgada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) nesta segunda-feira (5), que deve divulgar o resultado da prova nesta terça (06).
Segundo o Detran, Leonardo realizou o teste de direção para CNH categoria B no sábado (3). O exame ocorreu no bairro Santa Etelvina, Zona Norte de Manaus. Usando apenas os pés, o motorista fez um teste similar ao realizado com as pessoas sem deficiência. Ele passou pela prova de baliza e percurso.
Leonardo de Souza encarou o desafio de tirar carteira de habilitação categoria B (Foto: Valdo Leão / Secom)Leonardo de Souza encarou o desafio de tirar carteira de habilitação categoria B (Foto: Valdo Leão / Secom)
De acordo com o Detran-AM, os veículos para pessoas com algum tipo de deficiência precisam ser adaptados. O candidato que necessite de veículo com adaptações, poderá usar o seu próprio veículo para realizar o exame de direção. Se aprovado, na CNH Especial constará qual a adaptação necessária deverá ser feita no veículo para que o deficiente dirija com segurança.
"A diferença em relação à solicitação da carteira comum é que, para a CNH Especial, o portador da deficiência terá que passar por uma junta médica que irá examinar a extensão da deficiência do candidato. Esta análise corresponde ao exame médico feito pelos candidatos da habilitação comum e também deve ser marcado em uma clínica credenciada do Detran-AM", disse o diretor presidente do Detran-AM, por meio de assessoria.
Leonardo nasceu sem os dois braços  e é o primeiro deficiente físico nessas condições a realizar o exame de direção para tirar a CNH no Amazonas (Foto: Valdo Leão / Secom)Leonardo nasceu sem os dois braços e é o primeiro deficiente físico nessas condições a realizar o exame de direção para tirar a CNH no Amazonas (Foto: Valdo Leão / Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário