terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Adote alguns cuidados com os olhos e previna-se contra problemas

Resultado de imagem para Exame oftalmológicoExame oftalmológico
Embora possa considerar que sua visão está boa ou que seus olhos estão saudáveis, é essencial consultar regularmente um oftalmologista para fazer um exame completo e detetar eventuais problemas nos olhos. Alguns problemas oculares crónicos comuns não apresentam sintomas, sendo apenas detetados através da realização de exames completos, em estádio precoce. Com o avançar da idade, deve ser dada maior atenção à saúde dos olhos.
Histórico familiar
Saber o histórico familiar é um dos cuidados que deverá ter: informe-se junto dos seus familiares qual o histórico de saúde ocular da família. Isso irá ajudar a determinar qual o risco de desenvolver uma doença ocular mais séria, que exija cuidados permanentes, dado que muitas patologias são hereditárias.

Alimentação
Uma dieta rica em vegetais, principalmente cenoura, espinafre e couve, é importante para ajudar a manter a saúde dos olhos. Estes alimentos possuem carotenoides (como a luteína e a zeaxantina) que desempenham um importante papel na visão. Para além disso, a vitamina A, a riboflavina (vitamina B2) e o zinco contribuem para a manutenção de uma visão normal, bem como os alimentos ricos em DHA (um ácido gordo ómega 3) e a gema do ovo, desde que cozida.

Peso saudável
O excesso de peso e a obesidade aumentam o risco de desenvolver diabetes e outras condições sistémicas que podem levar à perda da visão, como a retinopatia diabética ou o glaucoma.

Fumar
Tal como acontece com os restantes órgãos do corpo humano, fumar faz mal aos olhos. O tabaco aumenta a probabilidade de desenvolver graves problemas nos olhos, como cataratas e glaucoma, doenças consideradas as maiores causas de cegueira no mundo.

Óculos de sol
Outro cuidado a ter com os olhos é protegê-los do sol, uma vez que a exposição aos raios solares aumenta a probabilidade de doenças na retina e da formação de cataratas precoces. A degeneração macular relacionada com a idade piora a qualidade de vida das pessoas e pode ser prevenida com o uso de óculos escuros de qualidade (que tenham proteção UVA e UVB).

Uso do computador
Quando se passa muito tempo ao computador, é natural que os olhos se cansem. Deve descansar a vista a cada 20 minutos, olhando para outro ponto, pelo menos durante 1 minuto. Isso pode ajudar a reduzir a fadiga ocular, causa de muitas dores de cabeça, irritabilidade, redução da capacidade visual, etc.

Lentes de contacto
Para evitar o risco de infeções, lave sempre as mãos antes de colocar ou retirar as lentes de contacto. Certifique-se que as lentes de contacto são desinfetadas conforme as instruções e substitua-as de acordo com o prazo de validade. As infeções virais nos olhos pela falta de higiene podem comprometer a córnea de forma irreversível.


Fonte: Cofina media

Nenhum comentário:

Postar um comentário