terça-feira, 15 de novembro de 2016

Barra Grande é tomada por lixo e donos de pousadas pagam por coleta

Lixo em Barra Grande, no litoral do Piauí (Foto: Pedro Neto/Arquivo pessoal)Lixo acumulado próximo a manguezal em Barra Grande (Foto: Pedro Neto/Arquivo pessoal)
O cenário paradisíaco da Praia de Barra Grande, distrito de Cajueiro da Praia, no Litoral do Piauí, tem sido ameaçado nas últimas semanas pela grande quantidade de lixo que se acumula em vários pontos da antiga vila de pescadores. Moradores e proprietários de pousadas e restaurantes denunciam que a coleta pública não vem sendo feita e estão tendo que pagar pelo serviço.
G1 entrou em contato por telefone com a prefeita de Cajueiro da Praia, Vânia Ribeiro, mas não obteve retorno até até a publicação desta matéria.
Lixo em Barra Grande, no litoral do Piauí (Foto: Pedro Neto/Arquivo pessoal)Lixo em Barra Grande, no litoral do Piauí (Foto:
Pedro Neto/Arquivo pessoal)
Lixo em Barra Grande, no litoral do Piauí (Foto: Pedro Neto/Arquivo pessoal)Animais em maio ao ixo acumulado em Barra
Grande (Foto:
Pedro Neto/Arquivo pessoal)
Marcos Félix, dono de uma pousada, relatou ao G1 que ele e mais um grupo de empresários chegaram a pagar um caminhão para recolher o lixo. A situação já vem se arrastando há muito tempo. Segundo ele, alguns moradores pagam carroceiros e estes despejam os resíduos em terrenos logo na entrada da cidade. “Com a super lua, um fenômeno que acentua a maré e essa maré alta vai arrastar esse lixo e promover uma degradação”, falou.

Pedro Neto, presidente da Associação de Condutores de Turismo de Barra Grande (Barratur), leva diariamente turistas à trilha do cavalo-marinho, um dos principais eixos do turismo em Barra Grande. O paraíso ecológico também está ameaçado com a ausência da coleta do lixo, mas também de uma consciência ambiental.

“As pessoas, o poder público, ainda não entendem que o turismo aqui gera renda. Falta uma coleta de lixo, mas também um trabalho de educação ambiental. A ressaca do mar invade uma área muito grande e está levando muito lixo para o manguezal. Os turistas reclamam porque é possível ver lixo por todo o roteiro do passeio”, relatou.
Outra reclamação é a de que os caminhões que antes faziam a coleta eram abertos e inapropriados para o transporte do lixo doméstico. Além disso, outro agravante é a grande quantidade de animais de diferentes espécies que vivem soltos pela rua, entram em contato com o lixo em busca de alimentos e acabam espalhando os resíduos.
Lixo em Barra Grande, no litoral do Piauí (Foto: Pedro Neto/Arquivo pessoal)Lixo em Barra Grande, no litoral do Piauí (Foto: Pedro Neto/Arquivo pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário