domingo, 9 de outubro de 2016

Outubro Rosa: mais de 5 mil pessoas vão às ruas em combate ao câncer de mama

Todos os dias é preciso ampliar a conscientização acerca do câncer de mama, com o objetivo de combater essa doença. Por isso que neste domingo (9), mais de 5 mil pessoas saíram em caminhada pela Avenida Frei Serafim, uma das principais de Teresina, para alertar homens e mulheres para os perigos dessa doença, além de ressaltar a importância do diagnóstico precoce.

A caminhada integra o calendário do Outubro Rosa, que em 2016 completa 10 anos. Ao todo, 524 mulheres estão em tratamento desse tipo de câncer no Piauí. Desse total, 39% residem em Teresina, 13% de outros municípios e 8% de outros estados. 
O presidente da Fundação Maria Carvalho Santos, o médico Luiz Ayrton Santos Júnior, comentou que a atividade busca também conscientizar os gestores para a necessidade de uma legislação mais atuante para combater a doença e fortalecer a disponibilidade de tratamento para todos. 
“A cada ano o número de pessoas tem aumentado. Essa participação fortalece junto aos gestores e aos elaboradores de leis para garantir medidas que combatam a doença. Aqui não é apenas um grande desfile ou uma brincadeira, pois por trás disso existe a necessidade de refletir as leis que garantem acesso e tratamento”, comentou Luiz Ayrton. 
A caminhada saiu da Igreja de São Benedito até o Shopping Rio Poty. Ao chegarem no shopping, palestras, atendimentos para diagnóstico e encaminhamento para exames de mamografia serão realizados. Neste ano, serão disponibilizados 1.200 exames. Também estarão disponíveis 40 estudantes de medicina para auxiliarem nos atendimentos.
Cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário