terça-feira, 25 de outubro de 2016

Médicos cubanos deixam o PI e 132 novos profissionais devem chegar

Profissionais cubanos foram homenageados pelo governador Wellington Dias  (Foto: Beto Marques/G1)Profissionais cubanos foram homenageados pelo governador Wellington Dias (Foto: Beto Marques/G1)
No Piauí, 132 médicos cubanos estão encerrando suas atividades do Programa Mais Médicos. Num prazo de 45 dias, novos profissionais devem chegar ao estado. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (24), em solenidade que homenageou os profissionais, realizada no Palácio de Karnak, em Teresina.
No mês de setembro, o Ministério da Saúde informou que pretende reduzir em 35% a participação de médicos cubanos no programa Mais Médicos em três anos. Eles devem ser substituídos por médicos formados no Brasil. O número de profissionais atuando no país deve passar de 11,4 mil para 7,4 mil nesse período. Em 2017, o ministério pretende preencher 2 mil vagas por profissionais brasileiros.
Coordenadora do programa, Idvani Braga  (Foto: Beto Marques/G1)Coordenadora do programa, Idvani Braga
(Foto: Beto Marques/G1)
No Piauí, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o número de profissionais cubanos não deve ser reduzidos. O prazo final para a chegada dos 132 que irão regressar à Cuba é de 45 dias.
“A reposição já está organizada e acordada entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde, dentro de 45 dias novos médicos devem chegar aos municípios que receberam os profissionais durante estes três anos. O projeto deste ano não contempla expansão para novos municípios, apenas garante as vagas dos que estão saindo”, disse Idvani Braga, coordenadora do Programa Mais Médicos no Piauí.
O secretário estadual de saúde do Piauí, Francisco Costa, frisou o número médio de consultas básicas por habitante que cresceu após a implantação do programa no estado. “Subimos de 0,8 para 1,2 consultas. Isso não seria possível se não fosse o Mais Médicos. Por mais que a meta do Ministério seja de 1,5%, fica claro que foi ampliado o acesso da saúde básica no Piauí e que o programa conquistou a confiança de todos”, explicou.
Homenagens 
A solenidade que homenageou os profissionais cubanos contou com a participação da consulesa de Cuba para o Nordeste do Brasil,  Laura Pujol Torres. Ela destacou avanços importantes do programa para o estado, servindo de referência para todo o país.
  •  
Médica cubana recebe homenagem   (Foto: Beto Marques/G1)Greisis é homenageada ao lado de consulesa
de Cuba (Foto: Beto Marques/G1)
“Sempre tive boas notícias vindas do Piauí. Uma delas foi saber que mortalidade infantil foi reduzida e o Mais Médicos ajudou diretamente nisso. O programa foi uma contribuição muito importância à saúde do povo brasileiro”, destacou.
Uma das homenageadas foi Greisis del Sol, que atuou em São João da Varjota, situada a 300 km de Teresina. Para ela, foi uma experiência ímpar e que ajudou no seu crescimento profissional.
“Uma ótima experiência. Fui muito bem recebida por todos. Foram três anos que vão ficar  marcados. Ficamos perto da população que mais precisa. Levarei boas lembranças de trabalho, de vida, do município onde estive e de todos”, pontuou.
Inicialmente, em 2013, quando o programa foi criado, o Piauí recebeu 317 profissionais, sendo 282 cubanos e 35 brasileiros. Em 2014, houve adesão de mais municípios, com um aumento para 349 médicos entre estrangeiros e brasileiros, beneficiando 57% da população piauiense.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário