quinta-feira, 14 de julho de 2016

Comitê acredita que Rio Parnaíba pode se tornar novamente navegável

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (13), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia(Crea-PI), representantes institucionais do Piauí, Maranhão e Ceará discutiram a implementação do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba. 


A Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba tem uma área de 331.441 km² e é considerada a segunda mais importante da região Nordeste, abrangendo os estados do Maranhão, Ceará e Piauí, que tem 99% do território coberto por seus afluentes. 
Em entrevista à TV Cidade Verde, Avelar  Damasceno, coordenador do Comitê, explica que um dos objetivos do trabalho é retomar a navegabilidade do Rio Parnaíba. Ele esclarece que o processo é lento e a comissão programará projetos a curto, médio e longo prazo.  
“O maior problema do rio Parnaíba atualmente é o processo de desmatamento, assoreamento e a falta de saneamento básico. Estamos preocupados com isso. Ainda assim é possível o rio se tornar navegável novamente, desde que seja feita a revitalização da bacia e mesmo que isso leve muito tempo. Esse processo só será possível com a implantação do Comitê”, avalia Avelar Damasceno. 
O representante da Agência Nacional de Águas, Osman Silva, avaliou que a situação hídrica  do Rio Parnaíba não é grave, se comparada com outros rios do país. “Em virtude do porte do Rio, as agressões sofridas por ele são de certa forma, minimizadas. Mesmo assim são degradantes, principalmente o impacto da falta de tratamento de esgoto, que é despejado in natura no Parnaíba”, pondera Osman. 
Como deliberação da reunião, ficou decidido que a partir deste momento será iniciado um processo de ampla mobilização da sociedade para organização e proposição de melhorias para o Comitê da Bacia Hidrográfica do Parnaíba.
Cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário