terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Dez casos de bebês com microcefalia não possuem relação com zika no PI

Médica observa tomografia de bebê com microcefalia em hospital do Recife (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)Médica observa tomografia de bebê com microcefalia em hospital  (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
O número de casos de bebês com microcefalia relacionados ao Zika vírus chega a 103 no Piauí segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Desses casos, 10 foram descartados porque não possuem relação com a doença causada pelo mosquitos Aedes egypt.
De acordo com a gerente de atenção à saúde da Secretaria de Sapude do Piauí (Sesapi), Miriane Araújo, esses dez bebês serão acompanhados mesmo não possuindo microcefalia causada pelo zika. Esses bebês nasceram com o perímetro igual ou inferior a 32cm, porém no decorrer do acompanhamento desses pacientes, descartamos microcefalia causada pelo vírus zika. Para os critérios de vigilância dos casos, esses bebês são descartados o que não quer dizer que não serão acompanhados até os dois anos de idade”, explicou a gerente.

Os casos de microcefalia foram registrados em 40 municípios e aqueles que vieram a óbito estão sendo investigados pelo Comitê de Operações de Emergência em Saúde-Microcefalia, implantado pela Secretaria de Estado da Saúde.

Ainda de acordo com informações da gerente de Atenção à Saúde, esses dados tendem a aumentar e são importantes para o controle da doença. “O Ministério da Saúde está intensificando as campanhas para o combate do mosquito, mas a população precisa fazer sua parte. A doença pode ser eliminada se o mosquito for”, declarou Miriane Araújo.

Dengue no Piauí
No primeiro mês de 2016, o Piauí registrou 92 casos notificados de dengue, apresentando uma incidência 2,9% por 100 mil habitantes. A doença foi detectada em 26 municípios e 198 não apresentaram registro ou estão sem alimentar o sistema de dados do Estado.

Os municípios com maior número notificados de dengue foram Teresina (24), Picos (15), Parnaíba (10), Guaribas (5), Simplício Mendes e Oeiras (4), Esperantina e Altos (3) e Alvorada do Gurguéia (2), os demais municípios apresentaram uma notificação cada.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário