segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Presos arrebentam cadeados, usam cordas e tentam fugir de cadeias no PI

Cadeados foram arrebentados na Casa de Custódia (Foto: Divulgação/PM)Cadeados foram arrebentados pelos detentos na Casa de Custódia (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Mais duas tentativas de fuga foram registradas no sistema penitenciário do Piauí entre a noite do domingo (24) e a madrugada desta segunda-feira (25). Na casa de Custódia de Teresina, os detentos arrebentaram os cadeados de uma cela e tentaram escapar por volta das 23h. Já emParnaíba, os presos usaram cordas e fios para tentar fugir pelo telhado da Penitenciária Mista durante a madrugada.
De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, a Polícia Militar foi acionada e conseguiu evitar a fuga na Casa de Custódia. Segundo ele, essa foi a quinta tentativa de fuga no local somente em esse ano e a 17ª no sistema prisional do estado.
Em Parnaíba, presos usaram cordas e fios na tentativa de fuga (Foto: Divulgação/Polícia Militar)Em Parnaíba, presos usaram cordas e fios na
tentativa de fuga (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
"Eles arrebentaram os cadeados e por pouco não conseguiram consolidar a fuga. A polícia foi chamada e todos os agentes também passaram a madrugada inteira em alerta no presídio para evitar novas tentativas. Esses cadeados foram colocados recentemente, logo após as rebeliões que ocorreram no presídio", falou Holanda.
A tentativa ocorreu nos pavilhões G e H da unidade prisional. Somente no pavilhão H são mais 144 detentos e juntos os dois somam cerca de 200 internos. Policiais da Companhia de Policiamento do Promorar foram os primeiros a ser chamados e tiros de advertência foram disparados durante a ação policial.
Em dezembro do ano passado, tanto a Casa de Custódia quanto a Penitenciária Mista de Parnaíba registraram rebeliões. Na capital, foram duas em menos de 48 horas e praticamente todos os detentos da unidade prisional se rebelaram reclamando das péssimas condições do presídio. Foram dois momentos de muita tensão, dentro e fora do presídio, já que familiares chegaram a derrubar grades e interditar a rodovia em protesto.
Em Parnaíba, na mesma semana, o presídio foi palco de uma rebelião que deixou quase todos os setores da penitenciária com marcas da ação dos presos. Os detentos chegaram a atear fogo em colchões e outros materiais, chamas que só foram controladas após 12 horas pelo Corpo de Bombeiros. Homens da Tropa de Choque da Polícia Militar tiveram que ser acionados para controlar a situação.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário