sábado, 23 de janeiro de 2016

Kit rápido que detecta a dengue e o zika está em falta no Piauí


Exame é feito somente no Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela.
Pacientes estão fazendo o exame, cujo resultado demora mais tempo.

Do G1 PI
Os kits de exames que detectam a dengue e a febre chikungunya estão em falta no Hospital de doenças Tropicais Natan Portela, em Teresina. A unidade de saúde é única que realiza esse teste no Piauí.
E por causa da falta desses kits, os pacientes que chegam ao hospital com a suspeita destas doenças são obrigados a fazer o exame sorológico comum que leva alguns dias para disponibilizar o resultado.
O diretor de vigilância da Secretaria de Saúde, Herlon Guimarães, afirmou que o material deverá ser comprado em breve.
"Nós vamos fazer a aquisição destes kits para que possamos desafogar as unidades hospitalares e disponibilizar os testes também nas unidades de saúde do interior do estado porque assim poderemos fazer uma triagem dos casos. É importante dizer que o teste rápido não é definitivo, pois ele é usado para que possamos atender a população mais rápido e encaminhá-la logo para o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen) e assim analisar que tipo de vírus o paciente tem", comentou.

A funcionária pública Francisca das Silva teve dengue no ano passado e nem gosta de lembrar dos sintomas da doença. "Era muita dor de cabeça, moleza no corpo e muita febre", lembrou.

Ela conta que esperou três dias pelo resultado do exame que detecta a presença do vírus da dengue. "Eu fiz o exame no hospital do Buenos Aires, na Zona Norte de Teresina. O médico orientou que deveria receber o resultado dentro de 24 horas, mas a atendente do hospital disse que lá não tinha papel e tive que fazer o exame em outro local. O resultado só saiu depois de três dias", disse.

O infectologista Kelson Veras explicou que quando a dengue é grave o paciente apresenta uma queda importante da pressão que pode chegar ao óbito, caso não seja tratada rapidamente. 

"A pessoa tem febre inexplicável, vômitos, dores abdominais, sensação de desmaio e precisa procurar urgentemente o serviço médico de saúde. Ainda não existe um tratamento especifico para dengue”, afirmou o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário