quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Decretada a prisão do líder da greve dos PM em Parnaíba. Vereador Carlson Pessoa manifesta apoio aos profissionais.


Por volta das 19:50 de hoje (02/12), foi decretada a prisão do presidente da Associação dos Cabos e Soldados de Parnaíba (Abecs), Cabo Aguinaldo, por contrariar as ordem do comando geral do 2° Batalhão de Polícia Militar do Piauí Major Osmar (2° BPM) em retornar ao seu posto de trabalho. Desde o último sábado (28/11), quando Parnaíba aderiu a greve da Polícia Militar do Piauí iniciada em Teresina e algumas cidades do interior, os manifestantes acampados em frente ao 2° BPM travam uma verdadeira queda de braço com o governo e a direção da corporação local.

De acordo com o Cabo Aguinaldo, no sábado o comandante do Batalhão, Major Adriano Lucena, teria ameaçado prendê-lo na tentativa de impedir o manifesto. O Cabo teria se imposto e dito que somente aceitaria a prisão por escrito. No entanto, mediante uma portaria datada do dia 30 de novembro assinada pelo coronel Carlos Augusto Gomes de Souza, comandante geral da Polícia Militar do Piauí, foi ordenado aos comandantes e subcomandantes da entidade que efetuem a prisão em flagrante dos militares por insubordinação.

“Vou ser preso por lutar por uma categoria que há mais de um século vive sob os pés de um regulamento arcaico. Estou sendo preso, mas com dignidade. Estão prendendo um guerreiro, um pai de família, um representante de uma categoria que confia no nosso trabalho. Eles pensam que vão nos calar, mas eles apenas estão nos dando força. Não nos preocupamos com essa prisão, isso é mais uma represália desse governo do Estado que esqueceu a segurança pública, mas a nossa honra e a nossa dignidade eles não vão tirar”, disse o Cabo.


Apoio aos militantes no Legislativo Municipal
Enquanto participava da sessão ordinária na Câmara Municipal, o vereador Carlson Pessoa recebeu a notícia do mandado de prisão do líder dos grevistas e, no uso do microfone, manifestou seu apoio a classe. O parlamentar disse que o movimento Polícia Legal marcará a situação caótica em que se encontra a Polícia Militar do Piauí. Ele lembrou que somente este ano 10 profissionais foram mortos no Estado em decorrência da estrutura precária para enfrentar a bandidagem.

“Os pneus das viaturas estão carecas, os coletes a prova de balas estão vencidos e a munição é insuficiente. Quero me solidarizar com o cabo Aguinaldo e dos demais policiais que sofrem há anos nas mãos deste governo e que agora estão sofrendo mais ainda por lutar por seus direitos”, declarou o líder da oposição na cidade.

Eles reivindicam melhores condições de trabalho, adicional de periculosidade, além de imparcialidade e transparência nas promoções dentro do Batalhão, entre outras solicitações.

Por Luzia Paula / Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário