terça-feira, 10 de novembro de 2015

Ministério da Saúde suspende repasse de verbas para 35 municípios do Piauí

O Ministério da Saúde suspendeu o repasse de recursos para o setor da vigilância sanitária em 35 municípios do Piauí. A suspensão oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União deixa as cidades com alguns serviços prejudicados. O desbloqueio só será feito quando as prefeituras regularizarem a situação.
Município de Dom Inocêncio, no Sul do Piauí, está entre os que tiveram recursos bloqueados (Foto: Gustavo Almeida/G1)Município de Dom Inocêncio, no Sul do PI, está entre os considerados irregulares (Foto: Gustavo Almeida/G1)
A suspensão dos recursos ocorreu devido à falta de alimentação do banco de dados no Sistema de Informação Ambulatorial (SIA/SUS). Segundo Leopoldina Cipriano, presidente do Conselho de Secretários de Saúde do Piauí, os municípios que tiveram os recursos suspensos já estão há alguns meses sem fazer a atualização da base de dados.
"Fica prejudicada a vigilância sanitária, as inspeções, as orientações e a parte de logística e de levantamento epidemiológico desses municípios", destacou Leopoldina. Ela diz ainda que as dificuldades de acesso à internet são as mais reclamadas pelo maior parte dos municípios que teve os recursos suspensos.
Foram bloqueadas as parcelas referentes a setembro, outubro, novembro e dezembro de 2015. O monitoramento do Ministério que constatou a falta de atualização foi realizado em setembro e concluiu que os municípios apresentavam mais de três meses consecutivos sem a alimentação do sistema.
Confira a relação dos municípios com recursos suspensos
Alto Longá
Anísio de Abreu
Antônio Almeida
Barra D'Alcântara
Belém do Piauí
Bonfim do Piauí
Cocal de Telha
Curimatá
Curral Novo do Piauí
Dom Inocêncio
Elesbão Veloso
Fartura do Piauí
Floresta do Piauí
Jacobina do Piauí
Jatobá do Piauí
Marcolândia
Miguel Alves
Monsenhor Hipólito
Nazária
Olho D'Água do Piauí
Passagem Franca do Piauí
Santana do Piauí
São Francisco de Assis do Piauí
São Francisco do Piauí
São Gonçalo do Gurguéia
São Gonçalo do Piauí
São João do Arraial
São Julião
São Lourenço do Piauí
São Miguel do Fidalgo
Sebastião Leal
Sigefredo Pacheco
Sussuapara
Várzea Branca
Várzea Grande
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário